Eucalipto e seringueira “Com este projeto vamos, ao mesmo tempo, dar solução aos problemas ambientais e viabilizar a economia”


  

Foi realizado ontem, terça-feira, no Sindicato Rural de Paranavaí, uma palestra técnica sobre o uso das culturas do eucalipto e seringueira na reserva florestal legal como forma de auferir retorno econômico aos produtores e melhorar os recursos ambientais. A palestra foi proferida pelo Engenheiro Florestal da Emater, Erni Limberger.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura, e contou com a presença da secretária, Eralda Garcia, do vice-prefeito, o presidente da Sociedade Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Junior, Alziro Melli Lopes, o prefeito Rogério Lorenzetti, e dezenas de estudantes, produtores rurais e interessados no cultivo.

A reserva legal visa manter as condições bióticas do ambiente, qualidade do ar e da água, e também fornecer recursos materiais para a sustentação e qualidade de vida da população urbana e rural. A legislação vigente exige que toda a propriedade no centro sul tenha no mínimo 20% de cobertura florestal até 2018.

Segundo Eralda, a plantação de eucalipto ou seringueiras uniria o útil ao agradável, já que, seria mais uma forma de recurso para os pequenos, médios e grandes produtores rurais, além de cumprir com a determinação legal e atender as necessidades do meio ambiente.

“Hoje é permitida a plantação de espécies exóticas, como eucalipto e seringueira, em reservas legais, no prazo até o final do ciclo econômico. A reserva legal manejada desta forma se torna rentável e viável economicamente, ambientalmente correta e socialmente justa”, destacou Erni.

“Nós produtores, temos a maior parte da obrigação com o meio ambiente. Temos que recuperar pastagens, fazer curvas de nível, reflorestar as propriedades. Antigamente, não tínhamos nenhum retorno econômico com isso, mas agora mudou. A preservação do meio ambiente não pode ser ônus somente do produtor, por isso estamos dispostos a ajudar”, destacou Rogério.

“Cada vez mais estamos sendo incentivados a preservar o meio ambiente, já que com o protocolo de Quioto e o crédito de carbono, os países que poluem terão que pagar aos que não poluem. Com isso, daremos, ao mesmo tempo, solução aos problemas ambientais e vamos viabilizar a economia”, completou o prefeito.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto