Indústria deve investir quase R$ 500 milhões em Paranavaí


  

Quase R$ 500 milhões. Esse é o montante que a Brazcana está trazendo para Paranavaí, investindo na lavoura de cana-de-açúcar e na construção do parque industrial.

Já são 320 hectares de terra cultivados e a expectativa é de que até 2010 a indústria alcance 17 mil hectares. Inicialmente a Brazcana emprega 65 funcionários, mas nos próximos anos a geração de postos de trabalho deve chegar ao número de 2.300.

Além do plantio da cana-de-açúcar já realizado, o desvio de uma rodovia municipal é parte da primeira etapa de instalação da indústria em Paranavaí. Com a mudança do trajeto da via, o acesso às futuras instalações da Brazcana será facilitado e os riscos de acidentes na rodovia diminuem. O protocolo de compromisso da instalação da indústria em Paranavaí foi assinado no ano passado no gabinete do prefeito.

Com a cultura da cana-de-açúcar ganhando espaço, a diversificação da agricultura de Paranavaí e dos municípios da região aumenta. O prefeito Yamakawa defende que o caminho para o pleno desenvolvimento passa pelo fechamento das cadeias produtivas com exploração de todo o potencial. Nesse sentido, a cana-de-açúcar soma-se à avicultura, à mandiocultura, à pecuária e à citricultura.

A Brazcana chega a Paranavaí trazendo uma proposta inovadora, utilizando tecnologia de ponta. Com a instalação de equipamentos modernos, a indústria não causará problemas ao meio ambiente, já que o sistema de caldeiras não produz fuligem e dejetos industriais. Outra vantagem é que não haverá queimadas na lavoura. “Estamos pensando no futuro, investindo em equipamentos que possibilitem, também, mantermos nossos empregados sempre conosco, evitando problemas sociais”, explica Sidnei Telles, um dos sócios da indústria.

Nessa quarta-feira, o prefeito Mauricio Yamakawa e os secretários municipais de Infra-Estrutura e de Desenvolvimento Econômico, Aparecido Vieira e Ton Spigolon, respectivamente, estiveram no local onde a Brazcana será instalada, acompanhados por sócios da indústria, Paulo Pratinha, Sidnei Telles, Mario Camargo e Marcos Franco. Além de Paranavaí, a Brazcana conta com a participação de sócios de Maringá e de Cascavel.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto