Prefeito sanciona lei que declara de utilidade pública Associação Agroindustrial dos Pequenos Produtores


  

O prefeito Rogério Lorenzetti sancionou, no último dia 18 (sexta-feira), a lei que declara de utilidade pública a Associação Agroindustrial dos Pequenos Produtores de Paranavaí (AAPPP). A assinatura foi acompanhada pelos secretários municipais de Agricultura, Osmar Wessler, Meio Ambiente, João Marques, pelo diretor de fomento agropecuário, Alan Domiciano, servidores municipais, pelo presidente da associação, Manoel Marques, e pelos vereadores Mohamed Soumaile e Milton Hipólito dos Santos (Miltão), propositor do projeto de lei.

De acordo com os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, a iniciativa é prova da valorização que o prefeito Rogério Lorenzetti tem dado ao setor, e de fundamental importância para que a atividade continue crescendo no município. “O associativismo é a saída na atividade agroindustrial, porque sozinho o pequeno produtor fica impotente e não tem para onde correr”, sublinhou João Marques.

O presidente da associação, Manoel Marques, falou em nome dos pequenos produtores e agradeceu o apoio dos poderes Executivo e Legislativo. “Somos pequenos e micro produtores e se não fosse esse apoio jamais alcançaríamos as nossas metas”, declarou o presidente, se referindo à meta de fomentar a fruticultura no município. Manoel também confirmou o crescimento da associação na atual gestão. Segundo ele, o número de associados triplicou nos últimos três anos, passando de 36, em 2008, para atuais 105 produtores.

Ao sancionar a lei, o prefeito Rogério Lorenzetti falou da sua satisfação em apoiar os pequenos produtores, sabedor que é das dificuldades enfrentadas por este grupo. “Eu acredito nos pequenos agricultores se tiverem o apoio e o amparo do Estado e dos órgãos de fomento, porque sem esse apoio não teria como viabilizar a atividade”, ressaltou.

Ele agradeceu a colaboração da Câmara e garantiu que continuará dando todo o apoio aos pequenos e micro produtores do município. Prova disso, segundo ele, é a ampliação do Programa Compra Direta em Paranavaí e a criação da lei que autoriza o município a investir 30% do recurso da merenda na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Além de garantir alimentos de qualidade aos estudantes da rede municipal, a iniciativa contribui com a economia local e com a geração de emprego e renda.

Apoio ao Compra Direta - Os vereadores Mohamed e Miltão agradeceram os companheiros que colaboraram com a votação do projeto de lei e ressaltaram a importância da subvenção para a associação. “É uma entidade merecedora de subvenção por fazer um trabalho sério”, destacou Mohamed.

De acordo com o vereador, existe um projeto na Câmara que poderá viabilizar o aporte recurso via emenda para a compra de um caminhão que irá fazer a entrega dos produtos do programa Compra Direta diretamente nas entidades beneficiadas. Segundo ele, a logística de entrega dos produtos dificulta a aquisição de alimentos por muitas entidades, e o veículo ajudaria a resolver este problema.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto