Murtas da Tancredo Neves foram retiradas


  

Uma equipe da Secretaria de Infra-Estrutura de Paranavaí deu início nesta segunda-feira (10) a retirada de murtas da Avenida Tancredo Neves.

O decreto para a erradicação da planta que pode prejudicar a citricultura no Noroeste foi assinado há dez dias pelo prefeito Mauricio Yamakawa. Uma retroescavadeira está sendo usada para facilitar o trabalho de retirada das plantas.

Cláudia Mendonça, da Secretaria Municipal de Agricultura, comenta que na próxima semana uma reunião vai definir quais são os pontos prioritários para a retirada das murtas. “A Secretaria de Agricultura, Seab e Secretaria de Meio Ambiente vão definir estratégias para a melhor forma de substituição das murtas”, salienta. Cláudia conta que não existe um levantamento sobre o número de murtas na cidade e pede a colaboração da população para erradicar as plantas nas propriedades privadas e rurais. “A citricultura é uma atividade econômica muito importante para o município, que gera muitos empregos e benefícios”, relata. “As pessoas devem se conscientizar sobre a importância da erradicação da murta, que pode ser um possível foco transmissor. Entenda a doençaA murta (Murraya Paniculata) é hospedeira de uma bactéria (Candidatus liberibacter) que “ataca” plantas cítricas, causando a doença chamada Greening ou Huanglongbing (HLB). A transmissão se dá por um inseto (Diaphorina Citri) que suga a seiva da murta e de cítricos. Com isso, acaba espalhando a bactéria de eventuais plantas doentes para as plantas saudáveis.

A erradicação da planta ornamental Murta muito utilizada em jardins e também como cerca viva, foi determinada pelo prefeito Maurício Yamakawa por decreto há 10 dias. Foi uma medida preventiva que se mostra cada vez mais necessária. Ela vem acompanhada de um projeto de lei que estabelece multa de R$ 200,00 para quem não erradicar a planta em 30 dias. O decreto ainda prevê a erradicação das unidades existentes, proíbe o plantio, o comércio, transporte e produção de novas plantas.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1700






Design by Gustavo Picoloto