Parceria garante conscientização para erradicar murtas


  

A Prefeitura de Paranavaí tem dado continuidade às ações para erradicar a planta ornamental conhecida como murta (Murraya paniculata).

Trata-se de uma planta que pode prejudicar a citricultura por ser portadora de uma bactéria causadora do Grenning, considerada a pior doença dos citros em todo o mundo. Uma parceria entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Infra-estrutura e agentes da Vigilância Sanitária está garantindo a realização dos trabalhos.

Folhetos explicativos sobre a murta estão sendo distribuídos pelos agentes de saúde do Controle de Endemias da Vigilância quando visitam as residências para tratar sobre a Dengue. Nas propriedades particulares, a responsabilidade do corte das murtas é do dono do imóvel.

Diretora de Meio Ambiente do Município, Luzia Estelato, conta que tem encontrado resistência por parte de muitos moradores. “É importante a conscientização de todos. A murta prejudica a citricultura, que é uma das principais atividades econômicas de Paranavaí”, salienta.

Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Gustavo Donadio, relata que o trabalho da secretaria está centrado no levantamento das murtas existentes nas vias públicas. Ele conta que as murtas foram muito utilizadas como cerca viva e na arborização dos canteiros centrais. “Encaminhamos para a Infra-Estrutura o levantamento de onde tem murta nas ruas, praças e canteiros, áreas de responsabilidade do município, e eles vão até esses locais para fazerem o corte”, explica.

Essas ações acompanham o decreto assinado pelo prefeito Mauricio Yamakawa no mês de setembro e têm como objetivo prevenir a incidência da doença chamada de greening ou huanglongbing, que atinge as murtas e plantas cítricas.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto