Paraná recupera liderança na produção de grãos, segundo IBGE


  

Na safra deste ano, o Paraná recupera a posição de maior produtor nacional de grãos, perdida na safra passada para o Mato Grosso, por causa das péssimas condições do clima durante todo o ciclo das culturas. Este é um dos principais indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou, nesta terça-feira (09/02), sua primeira projeção para a safra nacional de grãos 2009/10.

Veja também: Safra de grãos do Paraná terá crescimento de 15,8%

Na safra deste ano, o Paraná recupera a posição de maior produtor nacional de grãos, perdida na safra passada para o Mato Grosso, por causa das péssimas condições do clima durante todo o ciclo das culturas
Na safra deste ano, o Paraná recupera a posição de maior produtor nacional de grãos, perdida na safra passada para o Mato Grosso, por causa das péssimas condições do clima durante todo o ciclo das culturas

Conforme a pesquisa, o Paraná deverá colher 29,32 milhões de toneladas de grãos, superando em 0,6% a safra do Mato Grosso, que deverá colher 28,35 milhões de toneladas de grãos. No ano passado, de acordo com o IBGE, a safra paranaense de grãos atingiu 25,28 milhões de toneladas, superando o volume alcançado no ano passado em 16%. As lavouras da safra anterior foram prejudicadas pela seca no início do ano, geadas no meio do ciclo das culturas e excesso de chuvas na colheita.

A retomada de posição do Paraná está sendo puxada pela excelente produtividade das lavouras de soja e milho, na região Oeste do Estado. Nesta primeira pesquisa sobre a safra 09/10, o IBGE projeta safra nacional de 143,4 milhões de toneladas de grãos, que corresponde a acréscimo de 7,2% sobre a safra passada, de 133,8 milhões de toneladas.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, essa retomada do Paraná à liderança da produção de grãos era esperada com o retorno da normalidade do clima. “A produção só não é maior em função da redução de mais de 20% da área plantada com o milho, cuja produtividade é o dobro do rendimento da soja, e faria o volume de produção crescer ainda mais.”

Bianchini destacou para esse início de colheita produtividades recordes para o milho e a soja que estão sendo colhidas atualmente nas regiões Oeste e Sudoeste. O rendimento da soja está acima de 4 mil quilos por hectare e do milho, acima de 7 mil quilos por hectare.

“O desafio agora é ter boa atuação na política de preços, para não desestimular o produtor paranaense no plantio da safrinha de milho e feijão”, disse o secretário. Se a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) acionar instrumentos de comercialização para o escoamento da safra com preços favoráveis ao produtor, conforme está sendo solicitado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e entidades que representam os produtores, a safrinha receberá mais investimentos e o Paraná poderá ter uma safra acima de 30 milhões de toneladas de grãos neste ano de 2010, projetou o secretário Bianchini.

Recorde – A pesquisa do IBGE revela que a produção de soja será recorde no Paraná, nesta safra de verão. Deverão ser colhidas 13,4 milhões de toneladas, volume 41% maior que no ano passado quando foram colhidas 9,5 milhões de toneladas no Estado. Além da produtividade maior, a área plantada com a cultura cresceu 8,5% este ano.

A estimativa para a produção do feijão da primeira safra é de 476.626 toneladas, volume 17,7% maior em relação à safra 2009 que foi de 404.982 toneladas. O aumento da produtividade do feijão nesta safra impulsiona o crescimento da produção, já que a área plantada com a cultura teve redução de 12,2% na comparação com a área plantada no ano passado.

A produção esperada para o milho é menor em relação ao ano passado. Na primeira safra 2010 devem ser colhidas 6,3 milhões de toneladas do grão, volume 4,2% inferior ao colhido no ano passado, que alcançou 6,57 milhões de toneladas no mesmo período. Mas a produtividade este ano é maior em relação ao ano passado, considerando que a área plantada nesta primeira safra apresentou redução de 30%, conforme o IBGE.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto