Paranavaí conquista R$ 300 mil de incentivo ao “compra direta”


  

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Paraná, Lafayete Jacomel, esteve no último domingo, 8, na 38ª Expoparanavaí, em uma reunião com o prefeito Rogério Lorenzetti, a secretária municipal de Agricultura, Eralda Garcia e representantes da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) para discutir, entre outros projetos, a autorização de investimentos na ordem de R$ 300 mil para o programa da compra direta, da Conab.

O programa tem como objetivo a compra da produção da agricultura familiar (vilas rurais e associação de pequenos produtores) visando atender a demandas de alimentos de populações em risco alimentar (entidades filantrópicas). Ele segue uma tabela de preços previamente acordada e com preços muitas vezes acima dos praticados no mercado.

De acordo com Lafayete, o programa permitirá que os produtores diversifiquem o que é cultivado na região. “Essa região tem um problema que é a falta de pequenos produtores na cultura de diversidade. O programa dará mais segurança ao produtor, pois ele saberá que seu produto terá demanda, sem falar no preço que é praticado, que é um preço justo”.

Eralda destacou que Paranavaí nunca havia recebido um recurso tão alto como o acordado no último domingo. “O valor repassado anteriormente era de quase 90 mil reais. Hoje fizemos um acordo de 300 mil reais, um valor nunca visto antes pela agricultura municipal”, enfatizou a secretária.

O programa Banco de Alimentos, nos moldes do programa do Governo Federal, também esteve em discussão. O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar. Seu objetivo é receber alimentos de produtores cadastrados da Conab como uma forma de proporcionar maior renda a essas pessoas e diversificar os alimentos cultivados. Desta forma, os produtos adquiridos serão repassados para o Banco de Alimentos que, por sua vez, fará a distribuição para entidades assistenciais do município.

Um outro projeto que deixou os produtores da Feira da Agroindústria animados foi uma medida provisória que permitirá a compra direta de produtos para serem destinados a entidades filantrópicas e para a merenda das escolas municipais. De acordo com a medida, um mínimo de 30% da demanda de alimentos dessas entidades deverão ser adquiridos diretamente com os produtores, que serão pagos com preços acima do praticado no mercado.

Durante uma visita na Feira de Agroindústria, o superintendente da Conab teve a oportunidade de explicar a nova medida para os produtores. Janete Silva Niecore, uma das expositoras da feira, disse que o projeto é de grande interesse. “Esse projeto transformaria o produto e agregaria valor a ele. Uma maior demanda significa mais lucros para nós todos”, destacou Janete.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto