Paranavaí faz novos investimentos na cidadania


  

Paranavaí ganhou nesta quinta-feira dois novos grandes investimentos na cidadania.

Foram inaugurados o primeiro Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade e o Projeto Replantando a Vida, este último em parceria com a Unipar (Universidade Paranaense). Os dois projetos serão desenvolvidos na Vila Operária. Por ocasião da inauguração, autoridades e lideranças destacaram a importância dos novos serviços como fatores de inclusão, cidadania e de resgate social.

A juíza da Vara da Infância e Juventude, Rosângela Faoro, fez uma defesa da liberdade. Ela entende que o Projeto Replantando a Vida terá papel determinante nesta luta para resgatar a cidadania e a liberdade dos jovens em conflito com a lei. Para ela, a população deve acompanhar e cobrar que os serviços funcionem. Também parabenizou o Poder Executivo pelas inaugurações.

O vereador Cláudio Porfírio de Deus (Batata), representou a Câmara de Vereadores. Ele enumerou as conquistas da Vila Operária e bairros próximos. Lembrou que as críticas devem ser encaradas com naturalidade pelos gestores públicos. No entanto, pediu que a comunidade conheça o que está sendo feito para melhorar a vida de todos. Ele igualmente parabenizou o prefeito pelas inaugurações.

A professora Analice Daleffi Zocoler, coordenadora de Projeto de Extensão de Fitoterapia da Unipar (Universidade Paranavaense), representou a instituição no evento. Parceria no replantando a Vida, através dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Cosmetologia, a Unipar trabalhará com a sua equipe de profissionais e estagiários. Ela entende que essa ação vai somar aos demais projetos da instituição com ganhos para a comunidade.

O Programa Saúde da Família (PSF) terá a missão de indicar as ervas produzidas no Pavilhão de Plantas para o tratamento de pacientes. Ricardo Peres, chefe do escritório regional da Secretaria da Criança e Juventude, falou em nome do Governo do Estado. Ele fez a defesa de políticas que garantam a inserção de jovens em conflito com a lei. Para ele, é preciso dar acesso á cultura, esporte e educação para que os jovens possam ser protagonistas das suas histórias.

Em nome dos moradores da Vila Operária e bairros próximos falou a presidente da Associação, Maria Salete dos Santos. Ela pediu que a comunidade preste atenção nas coisas boas que estão acontecendo. Citou o Centro de Educação Ambiental, inaugurado recentemente. Somados a ele, o CRAS e o replantando a Vida.

Secretário de Comunicação e ex-secretário de Desenvolvimento Social, Valmir Trentini fez um relato de todo o processo que culminou nas duas conquistas. Ele avalia que são benefícios que trarão grande retorno social em pouco espaço de tempo.

Também á frente do processo de implantação, a diretora Leonar Cardoso destacou o trabalho da equipe e os desafios que virão. Importância das políticas públicas – O prefeito Maurício Yamakawa destacou a importância de boas políticas públicas. Ele pediu que a comunidade seja agente do seu desenvolvimento, fiscalizando, zelando do patrimônio público e cobrando os poderes para que as coisas boas aconteçam. O prefeito tem incentivado a organização comunitária. Tanto que em pouco mais de dois anos o número de associações de moradores organizadas saltou de 5 para 25.

Sobre o CRAS, o prefeito entende que é mais um passo no desenvolvimento das políticas públicas de cidadania. Ele lembrou o que já foi feito nos últimos anos e reafirmou que nos próximos dias novos avanços vão acontecer. “Cidadania é um conceito amplo que estamos trabalhando no dia-a-dia. Quero que a comunidade continue a nos cobrar, a apontar caminhos e sugerir. Só a comunidade pode decidir o seu futuro”, resumiu, desejando êxito aos novos empreendimentos públicos. O prefeito apresentou à comunidade a equipe de colaboradores que vai trabalhar no CRAS e no Replantando a Vida.

Como Paranavaí é considerada uma cidade de médio porte, o Suas (Sistema Único de Assistência Social) prevê a existência de dois Cras para o município. A previsão é que até o fim deste ano a Prefeitura inaugure mais uma unidade do Centro de Referência, que deve ser implantado no Jardim Maringá 3. O Suas ainda prevê que o número de unidades aumente para sete até o ano de 2015, sendo quatro na área urbana e três na área rural.

Os locais para implementação do Cras são escolhidos a partir do maior índice de população usuária dos sistemas e serviços de assistência social. O Cras vai contar com uma equipe técnica multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, entre outros profissionais. O Cras é responsável em potencializar a rede de assistência social do local em que está instalado, ou seja, os atendimentos são encaminhados para escolas e unidades de saúde do bairro, ligando assim todos os parceiros na inclusão das famílias. Cada Cras será responsável pelo atendimento de 5 mil famílias de bairros próximos.

Já o Programa Replantando a Vida vai atender adolescentes em medidas sócio-educativas: liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. Esses adolescentes irão participar da produção de plantas medicinais num pavilhão na Vila Operária.

Três cursos da Unipar são parceiros do programa: Ciências Biológicas, Farmácia e Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmetologia. Cada um deles será responsável por uma etapa do processo de produção e manipulação das plantas medicinais. Os adolescentes receberão toda a assistência técnica, desde o plantio e cultivo passando pela secagem e armazenagem das plantas medicinais até mesmo a produção final. Um projeto-piloto pretende disponibilizar os chás das plantas medicinais para a equipe do PSF (Programa Saúde da Família), da Vila Operária.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1732






Design by Gustavo Picoloto