Paranavaí volta a fazer parte da Rede de Turismo Regional


  

O prefeito Rogério Lorenzetti assinou ontem, quinta-feira, o termo de parceria Aliança Estratégica para o Desenvolvimento do Turismo no Noroeste. O termo, firmado entre a Prefeitura de Paranavaí e a Retur (Rede de Turismo Regional), coloca novamente Paranavaí no contexto do Projeto Costa Rica. A assinatura ocorreu durante abertura a 2ª Oficina de Negócios do Turismo em Paranavaí, realizada na Aciap.

Paranavaí volta a fazer parte da Rede de Turismo Regional
Paranavaí volta a fazer parte da Rede de Turismo Regional

O projeto Costa Rica tem como objetivo a mobilização pelo turismo na região noroeste através de planejamento e ações. “Paranavaí é o portal do Projeto Costa Rica. Esse projeto pode ser capaz de mudar a história do turismo no Paraná. Nós temos aqui um mar de água doce que vem sendo pouco trabalhado e que precisamos explorar. O que conseguimos até agora foi despertar o interesse das lideranças, agora precisamos de força política e parcerias fortes”, destacou Wanda Pille, representante da Instância de Governo do Turismo Regional.

“Paranavaí está hoje restabelecendo a ordem no turismo regional. É inadmissível pensar o projeto Costa Rica sem Paranavaí. Infelizmente isso aconteceu, mas Paranavaí está de volta e vamos promover o fortalecimento dessa região”, destacou Manoel Jacó Gimenes, presidente da Retur.

Durante a cerimônia também foi assinado um convênio entre a Retur e a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná), no qual a primeira dará apoio político e administrativo, assessorando institucionalmente a associação. “Estou emocionada com o engajamento de Paranavaí no evento de hoje, e muito feliz pela participação deste município no Corredor das Águas (forma como é chamada a região noroeste no circuito turístico). Paranavaí não poderia ficar de fora desse projeto”, ressaltou a prefeita de Querência do Norte, Rose Ragiotto Oliveira, presidente da Amunpar.

Rogério destacou o turismo em Paranavaí como uma potencialidade que ainda não foi convenientemente explorada. “Estamos em uma região que é privilegiada pelos rios, e vamos fazer com que essa região ocupe o lugar de destaque que merece no turismo”, declarou o prefeito.

Também estiveram presentes o deputado estadual Teruo Kato, o prefeito de Cruzeiro do Oeste e vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Zeca Dirceu, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição, o vereador Odair Xavier (que assinou o convênio como testemunha), representando a Câmara Municipal de Paranavaí e representantes de outros 16 municípios da região.

Teruo Kato – Durante o encontro, o presidente da Retur, Jacó Gimenes, elogiou os trabalhos do deputado estadual Teruo Kato no fomento ao turismo regional. “Somos eternamente gratos a você, Teruo, porque você promoveu o turismo aqui e trouxe a secretaria estadual até aqui. Você é o deputado da educação, mas também do turismo, porque você deu respaldo e promoveu essa audiência”, afirmou Jacó. “Espero que cada vez mais possamos defender o arenito. Fico muito satisfeito pelo Rogério ter tomado a decisão de voltar a fazer parte da Retur, porque o turismo é um segmento muito importante. Os projetos nessa área são de longo prazo, e precisam ser feitos de forma organizada e profissional, como tem sido feito pela Retur”, declarou Teruo.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto