Prefeito propõe apoio a empreendimento que vai gerar 250 empregos para a cidade


  

O prefeito do município de Paranavaí, Maurício Yamakawa, assinou nesta segunda-feira o projeto de lei que propõe incentivos ao Núcleo Avicultura Ltda, novo empreendimento da Mister Frango que após concluído vai gerar 250 empregos diretos na indústria.

Também deve gerar postos de trabalho para 18 famílias nos aviários, com média de quatro integrantes por família, totalizando 72 colocações, alem de dezenas de empregos indiretos na cadeia produtiva. Trata-se de uma empresa que terá 36 barracões de frango, com produção superior a um milhão e cem mil aves por ciclo (45 dias). Pela proposta do Poder Executivo após negociações com os empreendedores, serão doados 11 alqueires de terra, como forma de contrapartida para viabilizar a nova empresa.

A geração de dinheiro em tributos torna a proposta altamente rentável para o município, que terá retorno não apenas no número de empregos, mas também de impostos arrecadados, sobretudo ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A terra a ser doada representa R$ 250 mil em investimento. Já a previsão é que no ano seguinte à implantação a geração de impostos chegue a R$ 400 mil, ou seja, muito superior à contrapartida, além de ser um ganho permanente. Em outras palavras, o investimento é extremamente vantajoso para a cidade.

Além dos empregos consolidados na indústria, o arrojado projeto de expansão da avicultura vai gerar empregos na sua construção. Serão seis meses de obras, com 340 funcionários diretos. O Núcleo Avicultura será instalado numa propriedade de 50 alqueires, o que significa que a área a ser doada representará pouco mais de 20%, a título de incentivo direto para a geração de trabalho e renda.

Para se ter uma idéia do tamanho do novo projeto, atualmente a Avícola Felipe abate 100 mil aves por dia, produção que é obtida nos 300 barracões de produtores integrados. A empresa se consolidou em 13 anos e parte agora para esta importante expansão, cujo projeto prevê abate de 240 aves/dia até o ano de 2010. Atualmente a Avícola gera 1.600 empregos diretos e outros dois mil postos indiretos na cadeia produtiva.

Os recursos para a compra da área a ser doada como incentivo vêm de uma ação inteligente da administração. O dinheiro não sairá dos cofres públicos, uma vez que o município tem ações tramitando com dinheiro em depósito judicial. Parte desse dinheiro, hoje indisponível, pode ser usada para a compra de bens de capital, o que é o caso da proposta, salienta o advogado Gilson José dos Santos, procurador jurídico de Paranavaí.

O projeto que prevê o incentivo para a Núcleo Avicultura foi assinado e entregue aos vereadores durante reunião na Avícola Felipe. O presidente da Câmara, Joaquim Aurélio da Conceição, informou que dará celeridade ao projeto, encaminhado imediatamente para análise da assessoria jurídica. Ele reiterou que não falta vontade dos vereadores em dar mais essa contribuição para o desenvolvimento da cidade.

O vereador Nivaldo Mazzin se mostrou emocionado. Ele lembrou que participou dos debates que concederam alguns incentivos quando da instalação da Mister Frango. Conforme relatou, a empresa já superou todas as suas metas, tendo uma importância indispensável na comunidade paranavaiense.

Também os vereadores Osmar Wessler, Cláudio Porfírio de Deus (Batata), Clóvis Campos e César Alexandre do Santos, destacaram o pioneirismo e a importância da Mister Frango para a população paranavaiense. Eles disseram que a comunidade tem um objetivo comum que é ver os seus filhos crescerem e se desenvolverem em Paranavaí, sem precisar procurar outros centros para trabalhar. Neste sentido, a Mister Frango tem um importante papel, concordam.

A decisão de construir o conjunto de aviários tem uma importância estratégica, salienta Paulo Cezar Felippe, superintendente da Mister Frango. Ele adverte que não se trata de retirar uma vocação do produtor, mas de incentivá-lo, mostrando que a criação de frangos está mais sólida a cada dia. A estratégia deu certo, uma vez que muitas pessoas já estão procurando informações sobre a atividade. As linhas de financiamentos para barracões têm juros de 6,75 ao ano, considerada a melhor taxa do mercado.

Paulo Cézar confirmou ainda que outros municípios estavam interessados em receber o projeto. No entanto, a Núcleo Avicultura opta por Paranavaí, graças ao bom entendimento que reina. Empreendedor que fundou a Mister Frango, Geraldo Felippe também mostrou entusiasmo com mais um projeto em sua carreira. Ele falou da facilidade da produção em Paranavaí e do compromisso social com a cidade. A área proposta para a construção do Núcleo Avicultura fica no trevo de acesso a Mandiocaba, na frente da Fazenda São Paulo. Ambos os empreendedores destacaram a confiança na administração paranavaiense, o que inclui a rapidez de decisão do Poder Executivo e o pronto atendimento da Câmara de Vereadores.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto