Prefeitura orienta moradores sobre erradicação da murta


  

A Prefeitura de Paranavaí, através das secretarias de Meio Ambiente, Infra-Estrutura e Agricultura, está mobilizando moradores do município e de toda a região para eliminar a planta ornamental conhecida como murta (Murraya paniculata).

Além de palestras em escolas, as equipes municipais estão em contato direto com a população orientando sobre a necessidade da erradicação da espécie.

De acordo com Edson Hedler, assessor da Secretaria de Meio Ambiente, as equipes municipais também estão levando orientações para produtores rurais e fazendo levantamento dos pontos onde há murtas em Paranavaí. “Nos locais públicos, a erradicação ficará por conta dos funcionários do município. Nas propriedades particulares, o trabalho deverá ser feito pelos próprios moradores”, esclareceu.

Essas ações acompanham o decreto assinado pelo prefeito Mauricio Yamakawa em setembro e têm como objetivo prevenir a incidência da doença chamada de greening ou huanglongbing, que atinge as murtas e plantas cítricas, portanto, ameaçando uma das principais atividades econômicas do município. A transmissão se dá por um inseto, o Diaphorina citri, que suga a seiva da planta e propaga a doença.

A citricultura tem importância determinante na economia regional. São 13,5 mil hectares de laranja em todo o Noroeste, o que representa produção de 9 milhões de caixas entre frutas de mesa e para produção de suco concentrado. Nesse sentido, eliminar a murta representa proteção às plantações de laranja, uma vez que já foi detectada a presença do greening, bem como do seu hospedeiro na região. O decreto para a erradicação da espécie, muito utilizada em jardins e como cerca viva, é acompanhado pela lei municipal 2.990/2007, sancionada em 27 de setembro, que estabelece infração para plantio e comércio de murta.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto