Produção confirma que pólo do Campestre está consolidado


  

Há menos de um ano, a rotina de Maria Jacinto da Silva começava ainda de madrugada quando saia para trabalhar como colhedora de laranja nas lavouras da região. Hoje, esta rotina foi alterada.

Maria é uma das produtoras participantes do Projeto Onda Verde, da Prefeitura de Paranavaí. Além de trabalhar por conta própria, ela viu a renda familiar ter um reajuste positivo.

O projeto conta com um pólo de produção já consolidado, localizado no Clube Campestre, onde os produtores colhem semanalmente 90 quilos de diversos gêneros: nabo, cenoura, rabanete, cebolinha, salsinha, alface, entre outros. O outro pólo está em fase de plantio na Vila Operária. Trata-se da Agrovila, que tem 1,5 alqueire e 14 pessoas trabalham por lá. A previsão é que este pólo seja inaugurado nas próximas semanas. Ao todo, 16 pessoas que integram a Associação Agrosul trabalham no pólo de produção do Clube Campestre. No total, são seis alqueires com produção variada, sendo que três possuem sistema de irrigação desde janeiro deste ano. Maria e mais duas pessoas ficam responsáveis diretamente pela horta.

A variedade, os produtos frescos e livres de agrotóxicos têm chamado a atenção dos vizinhos do pólo do Clube Campestre. Caso da moradora do Morumbi, Cleuza Pereira, que três vezes por semana vai até a horta comprar os produtos. “Aqui é mais barato e os produtos estão sempre fresquinhos”, comentou. Além de comercializar os produtos para comunidade em geral, os produtores participam de um projeto da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) com respaldo do Programa Suco Justo. A Conab compra a produção do Onda Verde e repassa para as escolas municipais e entidades de Paranavaí.

Para fazer parte do Projeto Onda Verde, os interessados devem fazer parte da Agrosul ou da Agrovila, explica o assessor da Secretaria Municipal de Agricultura, Manoel Marques da Silva. “O projeto está crescendo. A produção está aumentando e muitas pessoas têm procurado os produtos do Onda Verde”, destacou Silva, acrescentando que a intenção dos produtores é também comercializar as verduras aos domingos no Clube Campestre.

Para a manutenção do Onda Verde, a Prefeitura conta com parceria da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Clube Campestre, que cedeu o terreno para um dos pólos e como contrapartida os produtores terão de plantar árvores na área utilizada, além do projeto Suco Justo, que trabalha com os colhedores de laranja e suas famílias, hoje organizados em associação.

Serviço: Quem quiser comprar os produtos diretamente no Pólo de Produção do Clube Campestre pode procurar os produtores no local, das 7h às 17h.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto