Produtores de mandioca pedem apoio do município nas reivindicações junto ao Governo Federal


  

Representantes da Associação de Produtores de Mandioca do Noroeste do Paraná (Aproman) estiveram nesta segunda-feira (6/4) no gabinete do prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, pedindo o apoio do município nas reivindicações por melhores condições de remuneração da produção de mandioca na região. Eles entregaram um documento ao prefeito, pedindo o engajamento do município e da Amunpar na luta dos mandiocultores.

“Nós já temos nos articulado com o apoio de deputados federais e as associações de várias regiões, inclusive de outros estados, estão se unindo para reivindicar alguns ajustes de preço e outras questões em Brasília. O apoio do município e também da Amunpar é muito importante para nós neste momento, porque soma forças para argumentarmos em favor dos produtores”, destacou o secretário da Aproman, Dionísio Heideman, que esteve no gabinete do prefeito acompanhado do tesoureiro da Associação, Vanderlei Foss de Oliveira, e do 2º secretário Mateus Hobold.

Entre os pedidos apresentados no documento entregue ao prefeito estão a intervenção junto ao Ministério da Agricultura pedindo a implantação de uma política pública definitiva para o setor mandioqueiro, por meio de recursos para AGF e EGF, visando enxugar o mercado com a estocagem do produto. O documento também pede que o município apresente um reforço ao projeto já apresentado pelo setor junto ao Congresso Nacional, para a adição de um percentual de fécula ou farinha de mandioca específica junto ao trigo, visando diminuir a dependência da importação do produto, que hoje gira em torno de 80% do que é consumido no país. Por fim, o documento incluiu a solicitação de subsídios financeiros para custear as despesas iniciais da Associação.

“Eu estive em Brasília há uns 20 dias e, durante uma reunião com o vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, apresentei um pedido de apoio do banco para a liberação de linhas de crédito especiais para ajudar os produtores a passar por essa fase difícil com mais tranquilidade. Considero o movimento dos mandiocultores legítimo, uma vez que a produção de mandioca na nossa cidade e na região é uma das que mais geram emprego e renda. Não poderia deixar de expressar minha solidariedade e me colocar à disposição para ajudar neste luta da maneira que for possível ao município”, apontou Lorenzetti.

O prefeito de Tamboara, Rogério Gimenez, participou da reunião representando a Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar). “Nossa economia regional gira muito forte em torno da cadeia produtiva da mandioca. São produtores, indústria e centenas de empregos gerados direta e indiretamente. A Amunpar se coloca à inteira disposição para lutar em favor dos mandiocultores da nossa região”, frisou.

A reunião foi acompanhada ainda pelo secretário de Agricultura de Paranavaí, Osmar Wessler.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto