Produtores do Noroeste pedem apoio para construção de laticínio


  

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, está negociando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a liberação de aproximadamente R$ 300 mil para a instalação de um laticínio no município de Tamboara. O laticínio vai receber a produção da agricultura familiar dos municípios da região que integram o pré-território Noroeste. Os recursos estão previstos no programa federal Territórios da Cidadania.

O pedido de apoio foi feito nesta quarta-feira (08/04) pelo presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores na Agricultura de Tamboara, Paulo Roberto Sanita, que esteve na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e pelos diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) Marcos Brambila e Aristeu Ribeiro.

O laticínio irá beneficiar cerca de 200 produtores dos cinco municípios que integram o pré-território Noroeste: Tamboara, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Mirador e São Carlos do Ivaí. O objetivo dos agricultores é acessar o mercado de laticínios de forma organizada. Para receber os recursos e integrar o projeto de pré-territórios e Territórios da Cidadania, o MDA e a Seab impõe como requisito básico a organização dos agricultores.

O secretário Bianchini vê grandes perspectivas de sucesso no empreendimento porque o laticínio poderá ser beneficiado com as recentes medidas adotadas pelo governador Roberto Requião. O governo do Estado determinou que 30% da merenda escolar seja comprada da Agricultura Familiar. Além disso, o laticínio poderá ser beneficiado com o cadastramento para ser fornecedor do programa Leite das Crianças na região e explorar o mercado da região.

Os agricultores familiares da região optaram pela exploração da pecuária leiteira como alternativa para gerar renda na propriedade e também para conter o avanço da cultura da cana-de-açúcar na região sobre a pequena propriedade. “Precisamos dar alternativas de renda para o agricultor familiar da região”, justificou Sanita.

Os produtores do pré-território estão organizados em associação de produtores, mas o objetivo é formar uma cooperativa local para fortalecer os empreendimentos comunitários. Segundo Sanita, o maior lucro do produtor está na sua organização. Nos últimos 20 meses, o produtor de leite da região tem recebido em média R$ 0,59 por litro de leite, um preço considerado satisfatório.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto