Produtores do Projeto Onda Verde recebem patrulha mecanizada


  

A partir de agora, os participantes dos dois pólos de produção do Projeto Onda Verde, da Prefeitura de Paranavaí, terão uma ajuda na rotina de trabalho.

O prefeito Mauricio Yamakawa entregou aos produtores na última segunda-feira uma patrulha mecanizada, que contempla um trator agrário, um encanteirador e uma carreta de quatro rodas. Investimento de aproximadamente R$ 100 mil.

O projeto Onda Verde possui um pólo de produção no Clube Campestre, onde os produtores colhem semanalmente 90 quilos de diversos gêneros: nabo, cenoura, rabanete, cebolinha, salsinha, alface, entre outros produtos. Ao todo, 16 pessoas que integram a Associação Agrosul trabalham no pólo de produção do Clube Campestre.

O outro pólo está em fase de plantio na Vila Operária. Trata-se da Agrovila, que tem 1,5 alqueire e 14 pessoas trabalham por lá. Para a manutenção do Onda Verde, a Prefeitura conta com parceria da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Iap (Instituto Ambiental do Paraná).

O Clube Campestre também é parceiro. Cedeu o terreno para o pólo de produção da Agrosul e como contrapartida, os produtores da associação terão de plantar árvores na área utilizada. O projeto ainda conta com a Arproclam (Associação dos Representantes dos Produtores e Colhedores de Laranja do Noroeste do Paraná)/Projeto Suco Justo, que trabalha com os colhedores de laranja e suas famílias.

O prefeito Mauricio Yamakawa comentou que a Prefeitura tem muitos projetos, mas que o Onda Verde é um dos mais especiais em função dos benefícios que proporciona às famílias participantes. “Promove inclusão social, desenvolve o empreendedorismo e o bairrismo dessas famílias”, destacou.

De acordo com o prefeito, a patrulha mecanizada vai representar um avanço para o projeto. Durante a entrega, Yamakawa também fez a entrega de um cheque no valor de R$ 6 mil para o início da construção do poço artesiano no pólo da Agrosul - uma reivindicação dos produtores - que quando concluído deve alavancar ainda mais o Onda Verde. Claudemir Grolli, secretário municipal de Agricultura, informou que de 70% a 80% dos produtos hortifruti consumidos pelos paranavaienses são provenientes de outras cidades. “Atitudes como a do projeto Onda Verde são importantes para solidificar nossa produção e tornar a produção de Paranavaí independente”, afirmou.

Para Tarcísio Barbosa, ex-secretário de Agricultura, o Onda Verde é fundamental para aumentar a renda das famílias. “É um projeto maravilhoso que tive a oportunidade de acompanhar. Também acompanhei a luta dos produtores, que são responsáveis pelos alimentos na mesa dos brasileiros”, salientou. Ele ainda destacou a qualidade dos produtos comercializados e relembrou a importância das várias patrulhas mecanizadas entregues por Yamakawa desde 2005. Representando a Arproclan/Suco Justo, Marcos Loli elogiou o projeto por incrementar a renda dos produtores. “Esse projeto tem feito com que as pessoas acreditem que é possível mudar de vida. Trinta famílias estão sendo beneficiadas”, comemorou.

Ilson Jonacir Barbosa, da Emater, relembrou o dia do lançamento do Onda Verde, em junho de 2007. Segundo ele, de lá para cá, o projeto prosperou significativamente. “Temos muito ainda que crescer. Nossa meta é também fazer a comercialização nas feiras”, disse.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto