Produtores de hortigranjeiros de Paranavaí podem comercializar na Ceasa de Maringá


  

A comercialização de hortigranjeiros na Ceasa de Maringá deverá ganhar nas próximas semanas um importante reforço. Depois de receberem orientação sobre o funcionamento da Ceasa, os cuidados necessários e os padrões exigidos, produtores de Paranavaí preparam-se para vender sua produção na unidade.

Na última quinta-feira (24), dez dirigentes da Associação Agroindustrial de Pequenos Produtores de Paranavaí visitaram a Ceasa de Maringá, acompanhados da secretária municipal de Agricultura, Eralda Daminelli Garcia, e do técnico agrícola do escritório regional da Emater de Paranavaí IIson Jonacir Rodrigues Gomes.

Além de conhecer as instalações da empresa, o grupo participou de uma reunião com a gerente da unidade, Suely Bertolo do Rego. No encontro foi avaliada a possibilidade de ampliar o trabalho da assistência realizada pelo técnico Paulo Milagres, do escritório da Emater de Maringá na unidade da Ceasa, para uma ação conjunta com a extensão em Paranavaí.

“Fazemos um acompanhamento técnico orientando os agricultores e permissionários (atacadistas) da empresa sobre os cuidados necessários para garantir a segurança no sistema de comercialização de hortigranjeiros. Além da importância desse contato diário com os agricultores, os produtos que passam pela unidade buscam seguir um padrão de comercialização, com identificação, classificação, embalagens apropriadas e procedimentos de transporte. Com isso os hortigranjeiros produzidos na região são cada vez mais valorizados”, avalia Suely.

A gerente da unidade conta ainda que o presidente da Associação Agroindustrial de Pequenos Produtores de Paranavaí, Manoel Marques da Silva, marcou para a primeira quinzena de abril uma nova reunião, desta vez na sede da entidade, com os representantes da gerência e da diretoria da Ceasa Paraná.

“O forte da produção de Paranavaí e dos municípios próximos da região Noroeste são as folhosas e frutas como laranja, limão, abacaxi e figo. Os produtores da região também têm a intenção de diversificar e ampliar a produção para outros tipos de legumes”, diz Suely.

A Ceasa de Maringá é uma das cinco unidades da empresa no Estado ligadas ao sistema da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A unidade tem 79 permissionários e 405 agricultores cadastrados junto à gerência. Em 2010 a Ceasa de Maringá comercializou 104 mil toneladas de hortigranjeiros. “Esse volume cresceu em torno de 2% se comparado ao ano anterior. As regiões Norte e Noroeste do Estado têm potencial para aumentar ainda mais o volume de comercialização das Ceasas, valorizando as respectivas áreas produtoras”, diz Luiz Dâmaso Gusi, diretor presidente da Ceasa Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto