Programa Onda Verde começa a dar bons resultados


  

Oferecer apoio e incentivo a produtores rurais é um dos principais objetivos do Programa Onda Verde.

E o primeiro grupo que integra o programa, lançado em Paranavaí há pouco mais de três meses, começa a colher os primeiros resultados. As primeiras plantações já estão em fase de colheita.

Apesar da estiagem que o município enfrenta há quase 40 dias, os trabalhadores contam com sistema de irrigação, ainda em fase de aperfeiçoamento, para tentar amenizar os efeitos da seca. “A falta de chuva tem atrapalhado, mas estamos trabalhando para oferecer as melhores condições aos produtores”, defendeu Tarcísio Barbosa de Souza, secretário de Agricultura de Paranavaí. A administração municipal conta com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para oferecer suporte aos trabalhadores rurais.

De acordo com o técnico da Emater Ilson Jonacir Rodrigues Gomes, é necessário que chova o quanto antes para que em 70 ou 80 dias seja colhida uma grande quantidade de produtos. Mesmo enfrentando dificuldades por causa dos fatores climáticos, a trabalhadora rural Maria Jacinta Bertália da Silva, que participa do Programa Onda Verde há dois meses, disse estar otimista quanto ao sucesso da iniciativa. “Por enquanto está tudo sob controle. Agora, temos de torcer para que chova logo, mas, com fé em Deus, os trabalhos vão progredir.” Antes de participar do programa, dona Maria estava desempregada. Por isso, comemorou a oportunidade de voltar a trabalhar. “Estou achando ótimo. Estava parada e agora tenho a chance de conseguir uma renda a mais para minha família. Ainda não começamos a vender os produtos, mas já estamos vendo resultados. A abóbora, por exemplo, está a coisa mais linda.”

De acordo com o secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa, o Programa Onda Verde possui cunho social de grande importância. Primeiro porque oferece emprego a produtores rurais e assistência técnica durante a execução dos trabalhos, facilitando o plantio e a colheita dos produtos. Além disso, o programa garante barateamento no custo final dos produtos, por conta do incentivo oferecido aos trabalhadores rurais pelo município. “Trabalhadores sem imóvel próprio têm a chance de cultivar os produtos e os consumidores têm contato com produtos de qualidade, e o mais importante: são todos cultivados em Paranavaí”, salientou Barbosa.

Conforme o técnico da Emater Ilson Jonacir Rodrigues Gomes, 73% de verduras, legumes e frutas consumidos em Paranavaí são trazidos de outros municípios, o que coloca o Programa Onda Verde, mais uma vez, em lugar de destaque, considerando, agora, o investimento na economia local. Os produtos cultivados pelos integrantes do programa também deverão ser utilizados nas escolas municipais, reduzindo também gastos com alimentação dos alunos e melhorando a qualidade da merenda.

Além da parceria com a Emater, a Prefeitura de Paranavaí conta com o apoio do Clube Campestre, que é sede do primeiro grupo que participa do programa. Esse pólo é acompanhado pelo projeto Suco Justo, que trabalha com os colhedores de laranjas e suas famílias, hoje organizados em associação. Pela parceria, o clube vai ceder 3 alqueires de terra para plantio das hortaliças até 2018. Desta vez será cultivada horta em um alqueire e mandioca de mesa em dois alqueires. Em contrapartida, o município vai formar 3 alqueires de mata para o clube, que cumpre assim a sua necessidade de reserva legal, exigida pelo lei e fiscalizada pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná - que também é parceiro da Prefeitura.

Outros pólos do Programa Onda Verde vão funcionar na Vila Operária, no Jardim São Jorge e na Chácara Jaraguá, sempre com associações comunitárias. A produção somada será capaz de praticamente zerar a necessidade de muitos produtos vindos de outros centros. Abastecer a região é outra meta ousada do programa, perfeitamente viável para o futuro, como defendem técnicos e produtores.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto