Programa pretende revitalizar a cafeicultura em Paranavaí e região


  

Produtores de café de Paranavaí, São João do Caiuá e Santo Antonio do Caiuá terão incentivos para aumentar a produção e a renda familiar.

É que a partir do próximo dia 8 será lançado o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que vai possibilitar financiamento facilitado para investimento nas propriedades, garantindo a revitalização da cafeicultura na região. A cerimônia de lançamento do programa será às 14h no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).

Durante o evento, Cilésio Abel Demoner, da Emater, e Armando Androcioli Filho, do Iapar, ambos especialistas em cafeicultura, farão explicações sobre o programa e mostrarão experiências que deram certo em outros municípios, além de apresentar aos produtores novas tendências para a cultura de café. Devem participar da solenidade cafeicultores, autoridades e lideranças de Paranavaí e região. O principal foco do DRS são os cafeicultores, mas quem não cultiva café também poderá participar, iniciando o plantio. A intenção é atender, inicialmente, 150 produtores e aumentar esse número gradativamente.

A idéia do DRS é investir, também, em questões sociais. Para isso, diversos parceiros estarão envolvidos no programa: Emater, Sociedade Rural do Paraná, Iapar e Prefeitura de Paranavaí – através das secretarias de Saúde, Educação e Agricultura. Será realizado um levantamento para saber quantas famílias de produtores são atendidas pelo Programa Saúde da Família e como é o acesso à saúde básica. Também pretende-se saber qual é o grau de escolaridade das pessoas atendidas pelo DRS. Depois do lançamento do programa, os produtores receberão assistência técnica e orientações sobre o cultivo de café.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto