Projeto Onda Verde ganha poço artesiano


  

Foi dado mais um importante passo para a consolidação do Projeto Onda Verde, da Prefeitura de Paranavaí. Foi concluído recentemente e e entrou em operação o poço artesiano do pólo de produção localizado no Clube Campestre.

Os recursos para a construção do benefício são provenientes de investimentos do município – R$ 6 mil – além de recursos da Arproclam (Associação dos Representantes dos Produtores e Colhedores de Laranja do Noroeste do Paraná)/Projeto Suco Justo - responsáveis pela produção - e Clube Campestre.

Dos três alqueires destinados ao primeiro pólo de produção do Onda Verde, 1,8 são irrigados. Com a construção do poço artesiano será possível ampliar a produção, já que a quantidade de água era insuficiente, o que representava um fator limitador para aumentar o cultivo. Problema hoje já resolvido. Atualmente 16 famílias trabalham na produção de 17 espécies de holerículas, dentre as quais: nabo, cenoura, rabanete, cebolinha, salsinha e alface. O projeto Onda Verde recebeu recentemente uma patrulha mecanizada contemplando um trator, um encanteirador e uma carreta agrícola.

Nas próximas semanas o segundo pólo de produção do Onda Verde será lançado. Fica na Vila Operária, próximo ao Bosque Municipal. Doze famílias vão participar da produção. Nessa quinta-feira, equipes da Secretaria Municipal de Infra-estrutura trabalharam no terreno para a construção de um reservatório.

Secretário municipal de Agricultura Claudemir Grolli comenta que assim que o outro pólo de produção for organizado um evento em parceria com a Emater deve ser realizado para ampliar a comercialização dos produtos. “Nossa intenção é fazer um dia de campo. Temos que estudar as várias idéias que temos sobre a comercialização”, adiantou. O projeto do município é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e conta com parcerias do Iap, Emater, Arproclam/Suco Justo e Clube Campestre.

Nessa quinta-feira, o supervisor técnico da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na região, Antônio Paulo dos Santos realizou uma palestra no Sindicato Rural de Paranavaí. O encontro teve como público-alvo, entidades beneficiadas pelos projetos da Secretaria Municipal de Agricultura e Projeto Suco Justo. Uma parceria da Conab com o município é o Projeto Onda Verde. Parte da produção é destinada para 47 entidades assistenciais do município através do Projeto Doação Simultânea. Na prática o projeto funciona da seguinte forma: a Conab compra dos produtores os produtores para serem repassados às entidades. Ação que beneficia tanto o produtor, quanto as entidades bem como a economia local.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto