Projeto Patrulha Rural dá suporte e incentiva produção nas vilas rurais do município


  

O projeto Patrulha Rural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), está disponibilizando maquinários e implementos para a preparação dos terrenos das vilas rurais do município como uma forma de incentivar o plantio nas propriedades dos pequenos produtores.

Na vila rural Nova Vida, localizada no distrito do Sumaré, a equipe da Secretaria já tombou e gradeou terrenos de 27 lotes e preparou a terra para o início do plantio de diversas culturas, entre elas, urucum (colorau) e mamona. Só no local foram gastos 12 horas-máquina. Além disso, a Secretaria está trabalhando na intermediação entre empresas e vileiros para a realização do programa Produção Conduzida, fazendo com que os produtores tenham demanda garantida para a sua produção.

As vilas rurais José Dolvino Garcia, de Mandiocaba, e Monte Alto, em Piracema, também já receberam o suporte do projeto, que inclusive dá assistência na execução de curva de nível, quando necessário. Nesta semana, as vilas rurais São João (na estrada para São João do Caiuá) e Águia Dourada (na estrada para Nova Aliança do Ivaí) também irão receber a visita da patrulha rural. De acordo com a secretária Eralda Garcia, a Seagri está cumprindo com o objetivo de dar suporte e incentivo ao projeto Produção Conduzida, além de garantir e facilitar a venda da produção.

Todo o trabalho é acompanhado por um engenheiro agrônomo da prefeitura e conta com assistência técnica. “Muitos agricultores não tem condições para alugar máquinas para fazer o serviço e, através da parceria, a preparação da terra é feita pela patrulha. Com isso, os produtores terão a oportunidade de começar a plantar novamente”, explicou Eralda.

“Com a iniciativa, quem ganha é Paranavaí, que terá sua economia fortalecida, porque as vilas rurais não podem ficar abandonadas e paradas sem produção. Esse é um trabalho de incentivo e fomento para que os produtores possam ganhar dinheiro em sua pequena propriedade”, destacou Carlos Scarabelli, diretor da Secretaria da Agricultura.

Quem tiver interesse em se beneficiar com o projeto deve procurar a Secretaria de Agricultura no telefone 3902-1115. O serviço é realizado sem nenhum custo para pequenos produtores com até 2 alqueires.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto