Sedes atende quase 5 mil famílias em convênios com entidades


  

A secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) é a pasta responsável por coordenar, supervisionar, controlar e avaliar a execução dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, do Governo Federal, e firmar parcerias e convênios com entidades que sigam os mesmos propósitos.

Prova da eficiência deste trabalho é que ele tem beneficiado quase 5 mil famílias de Paranavaí, em parceria com 20 entidades conveniadas a prefeitura.

Em fevereiro deste ano o prefeito Rogério Lorenzetti assinou o repasse de mais de R$ 1,2 milhão, com as 20 entidades assistenciais. Marly Bavia, secretária da Sedes, destaca que entre outras medidas adotadas pela nova administração está a descentralização do atendimento do programa Bolsa Família para o Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

A partir de agora, todas as informações e cadastramento no programa serão feitas nas sedes do Cras instaladas nos bairros da cidade. O projeto Mais Leite das Crianças é um outro “carro-chefe” da secretaria que vem atender a um pedido da própria população paranavaiense e sua implantação foi um compromisso de campanha do prefeito Rogério Lorenzetti. Ele é um complemento do Programa Leite das Crianças, do Governo do Estado, que dá um litro de leite para cada criança com idade entre 6 meses e 3 anos. Com este programa, as crianças de Paranavaí vão receber o leite até os quatro anos.

O “Mais Leite das Crianças” está na Câmara municipal aguardando votação dos vereadores.O Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) também está passando por algumas reformulações no município. De acordo com Marly, “as atividades foram reformuladas para serem mais atrativas aos jovens e ter uma maior participação desse público”.

Entre as ações realizadas estão atividades esportivas, projetos de capacitação profissional e inclusão digital e ainda participação no projeto Clave de Luz, da Fundação Cultural, que dará a oportunidade a 40 jovens de baixa renda de se tornarem músicos profissionais.

A Casa de Passagem é um outro projeto que tem recebido atenção especial da secretaria. O objetivo é tentar resolver o problema de moradores de rua em Paranavaí, proporcionando um local onde eles possam fazer suas refeições, higiene pessoal, receber atendimento de psicólogos e assistentes sociais e descansar. Marly explica que “se Paranavaí não recebesse bem essas pessoas, eles não viriam para cá. Se eles vêm é porque sabem que a secretaria daqui trata bem. São raros os casos de moradores advindos de outras cidades que ainda não solucionamos”.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto