Seminário aborda desenvolvimento das agroindústrias


  

Município do noroeste do Estado é o segundo a receber seminário, que integra um ciclo promovido pelo Sebrae/PR e parceiros, com uma programação de palestras, oficinas temáticas e apresentação de um caso de sucesso.

O conhecimento e a informação como estratégias de desenvolvimento de agroindústrias familiares na região noroeste. É com essa visão que o Sebrae/PR e entidades parceiras realizam, no mês de agosto, o Ciclo de Seminários "Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná", com o tema "Redes de Cooperação na Pequena Agroindústria". O primeiro seminário aconteceu em Umuarama, no começo de agosto. O próximo será realizado em Paranavaí, na segunda-feira, dia 11. O último seminário, que fecha a programação desse Ciclo, acontece em Campo Mourão, no dia 25 deste mês.

Para promover o desenvolvimento e o aumento da competitividade das agroindústrias dos municípios da região, o ciclo de seminários visa sensibilizar produtores sobre a importância da formação de redes de cooperação que estimulem a expansão de negócios da pequena agroindústria. Na programação, estão previstas palestras e oficinas temáticas com especialistas, sobre a importância da cooperação para o fortalecimento de pequenas propriedades, e ainda, apresentação de casos de sucesso.

Em Paranavaí, a abertura do Seminário será às 8h30. Às 9 horas acontece a palestra "Rede de parcerias pela agroindústria", ministrada por Jacó Gimenes, diretor-técnico do Instituto de Cultura e Desenvolvimento (ICD) de Campo Mourão e instrutor do Sebrae/PR. Às 10h20, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi, fala sobre os programas do Ministério para o desenvolvimento das agroindústrias familiares. Às 11 horas, o consultor José Osório Chaves da Conceição, ministra a palestra "Entendendo a força da união no sistema cooperativo", que apresenta sua experiência em trabalhar com o cooperativismo, como caso de sucesso no seminário.

Após o almoço, as atividades recomeçam às 13h30 com a palestra "Formação de redes como estratégia de crescimento na pequena agroindústria", ministrada por Jarbas Leão Calheiros Magro, consultor empresarial, pós-graduado em Gestão da Educação, Formação em Dinâmicas de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG) e que presta consultorias técnicas junto ao Sebrae/PR.

Às 15h20 começam as oficinas temáticas. "Você sabe trabalhar em rede? Desenvolva sua capacidade" e "Você conhece suas habilidades empreendedoras? Quer desenvolve-las?". Segundo o consultor do Sebrae/PR na Regional Noroeste, Joversi Rezende, o ciclo de seminários é uma estratégia para sensibilizar os produtores a trabalhar de forma cooperada.

"Queremos mostrar a importância da atuação em redes, do que o produtor trabalhar individualmente. Ao se unirem, as agroindústrias aumentam o volume de produção, têm preços mais competitivos e aumentam o mix de produtos. O objetivo é formar uma grande rede de cooperação do noroeste do Paraná", explica Rezende.

Conhecimento que faz a diferença

Na avaliação da presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), Leoni Dal-Prá, historicamente a área rural do Paraná é pobre e a iniciativa de realizar um seminário, levando conhecimento e informação aos produtores, é fundamental. "Vamos capacitar as pessoas que trabalham nas agroindústrias para que possam melhorar a sua renda. A sociedade precisa se mobilizar para melhorar as agroindústrias e espero que todos se envolvam para que o encontro seja um sucesso", ressalta Leoni.

Para Genécio Feuser, chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), a iniciativa de promover conhecimento aos produtores da região é uma forma de beneficiar essas empresas, que muitas vezes não têm acesso a informações que possam melhorar seu negócio.

"A importância do Seminário é dar condições de crescimento para as pequenas agroindústrias da região, com conhecimento e troca de informações entre elas, e também, conhecimento para a prospecção de novos mercados. O Seminário será uma grande oportunidade das empresas melhorarem produtos e a qualidade, porque muitas vezes elas estão no seu cantinho e não sabem como crescer. O Seminário é um presente para as agroindústrias da região", diz Feuser.

Na avaliação do coordenador regional do In stituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Antonio Souza dos Santos, o Seminário vai contribuir para que haja uma mobilização dos produtores. "Na região, há uma necessidade de criar oportunidades de debate e troca de experiências. Toda a dinamização, incentivo, informação e eventos que contribuam para a motivação dos produtores, abrindo perspectivas para fazer coisas diferentes é importante", observa o coordenador. Ainda segundo Antonio Souza dos Santos, a parceria entre as entidades é fundamental para que uma realidade seja mudada para melhor.

Comércio

Segundo Rezende, consultor do Sebrae/PR, a expectativa é que cerca de 1 mil agroindústrias, distribuídas em municípios da região noroeste, participem dos ciclos de seminários realizados em Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão, no mês de agosto. Ainda de acordo com ele, a questão da comercialização será fortemente debatida nos seminários e rodadas de negócios serão promovidas, no futuro, para aproximar essas pequenas agroindústrias de mercados, redes de mercados, mercearias e buffets.

Diversas entidades estão envolvidas na realização do Seminário "Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná" em Paranavaí, dentre as quais o Sebrae/PR; MDA; Emater, Governo do Paraná, Seab e Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar). O Seminário acontece na segunda-feira, dia 11, na Associação Comercial e Industrial de Paranavaí, que fica na Rua Pernambuco, 766. Informações e inscrições no Sebrae/PR pelo telefone (44) 3423-2865.

Fonte: Sebrae






Design by Gustavo Picoloto