Senador Osmar Dias comemora safra recorde de laranja


  

O líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias, comemora a safra recorde de laranja no Paraná, cuja produção alcança 470 mil toneladas.

“É uma vitória para o nosso Estado. É uma conquista que teve início no combate ao cancro cítrico, numa época em que o Paraná era impedido de produzir a laranja”, afirma o senador que coordenou o trabalho de erradicação da doença nos pomares quando secretário da Agricultura do Paraná.

Osmar Dias salienta que a produção de laranjas no Estado foi impulsionada a partir do trabalho da Cocamar em parceria com uma empresa norte-americana. “Por causa do cancro cítrico os pomares de laranjas em nosso Estado estavam sendo erradicados, por ordem do Ministério da Agricultura. Para vencermos o cancro cítrico fui aos Estados Unidos e consegui que uma empresa acreditasse em nosso projeto. Em associação com a Cocamar, plantamos os primeiros mil hectares de laranja. Hoje temos quase 20 mil hectares plantados. Temos que reconhecer o pioneirismo e o trabalho da Cocamar, que impulsionou o setor no Estado. O Paraná é que ganhou com isso”.

Segundo dados divulgados pela imprensa, para este ano a previsão é a de que a indústria de concentrados da Cocamar, com sede em Paranavaí, receba 3,1 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja e que a safra do biênio 2009/10 chegue a 3,8 milhões. A Cocamar exporta 98% da produção de sucos concentrados para o mercado europeu, Ásia e Oriente Médio.

Segundo Osmar Dias, a laranja paranaense tem qualidade superior a que é plantada em São Paulo e está apta a concorrer em um mercado que cresce a uma taxa de 7% ao ano no mundo. O senador destaca que a citricultura é uma atividade viável e rentável não só para o noroeste paranaense como também para outras regiões como o norte pioneiro. “A laranja cultivada em nosso estado tem qualidade e mercado. Temos três indústrias implantadas no Estado com plenas condições de crescer. Hoje a citricultura paranaense é responsável pela geração de renda, emprego, movimenta o transporte e dinamiza a economia de toda uma região. Fico muito feliz com o recorde na safra. Isso prova que quando a gente enfrenta o problema de frente e consegue vencer vale a pena”, finaliza.

Fonte: Assessoria Osmar Dias






Design by Gustavo Picoloto