Senar e Sindicato Rural de Paranavaí realizam Curso sobre cultivo, manejo e tratos culturais da mandioca


  

Acontece nesta quarta e quinta-feira (dias 14 e 15), no Sindicato Rural de Paranavaí, o curso “Trabalhador no Cultivo de Plantas Industriais – Mandioca, Manejo e Tratos Culturais”, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato, e oferecido gratuitamente à comunidade. O objetivo é qualificar produtores e trabalhadores para a implantação, condução e comercialização de lavouras de mandioca. Para participar é preciso ter idade mínima de 18 anos, e ser trabalhador ou produtor rural. Serão admitidos de 10 a 15 participantes. As inscrições iniciam às 8h.

O curso é constituído de dois módulos: um teórico e outro prático, somando 16 horas/aula, sendo as aulas teóricas na sede do Sindicato, e as práticas numa propriedade rural situada no Município. A programação contempla desde o preparo do solo à colheita da raiz. E, ainda, noções sobre formação de preços, custos de produção e o comportamento do mercado. Quem ministra as aulas é o instrutor técnico do Senar, Claodemir Grolli.

A oferta de cursos gratuitos para a comunidade se tornou possível com a nomeação de Claodemir Grolli como instrutor técnico do Senar para todo o território paranaense. No dias 23 e 24 do mês passado ele ministrou o mesmo curso no Distrito de Graciosa, onde a produção da raiz é significativa. “A mandioca é um importante item agrícola de nossa região, e merece que a incluamos em nossa grade de cursos”, observa Grolli, mostrando-se animado com a adesão dos produtores à iniciativa.

Estão previstos na programação para este mês diversos outros cursos, todos gratuitos, sendo dois deles no município de Tamboara: Cestaria e Trançados – artesanato em palha de milho – bonecos (as); e, Trabalhador na Forragicultura – manejo de pastagens; um no Município de Mirador: Artesanato de Madeira – em bambu; e, três em Paranavaí: Produção Artesanal de Alimentos – beneficiamento e transformação caseira de oleaginosas – básico em soja; Produção Artesanal de Alimentos – transformação caseira de morango; e, Trabalhador na Operação e na Manutenção de Roçadeiras – roçadeira profissional.

Em agosto, foram realizados variados outros cursos como Produção Artesanal de Alimentos – beneficiamento e transformação caseira de oleaginosas – básico em soja; Trabalhador na Bovinocultura de Leite – avaliação da conformação ideal de vacas leiteiras; e, Trabalhador em Florestamento – essências florestais nativas. Para obter maiores informações sobre os cursos em andamento é só procurar o Sindicato Rural, pelo telefone 44 3423-4848, onde funciona a unidade do Senar em Paranavaí.

Fonte: Sindicato Rural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto