Curitiba, Maringá e Cascavel terão centros de treinamento durante a Copa 2014


  

O Paraná já tem quatro centros de treinamento confirmados para receber seleções de futebol durante a Copa 2014. São dois em Curitiba (o CT do Caju, do Atlético Paranaense, e o Estádio Durival de Brito e Silva, do Paraná Clube), um em Cascavel (Estádio Arnaldo Busato) e um em Maringá (Estádio Willie Davis). Os quatro CTs fazem parte da primeira versão do Catálogo Oficial de Centros de Treinamento, divulgada nesta quarta-feira (01/8), em São Paulo, pelo Comitê Organizador Local da Copa 2014(COL).

O Comitê definiu também os locais que hospedarão as seleções. O CT do Clube Atlético Paranaense tem hotel próprio. A equipe que treinar no estádio do Paraná Clube ficará no Hotel Slaviero. Em Cascavel, a hospedagem será no Hotel Deville Express e em Maringá, no Hotel Deville.

A primeira versão do catálogo lista 54 locais de 43 municípios que se enquadraram nos critérios técnicos. A expectativa do secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, é de que mais municípios paranaenses façam parte da relação. “As cidades ou clubes que não foram relacionados nesta primeira edição do catálogo poderão aparecer nas duas próximas edições, desde que cumpram os quesitos definidos pela Fifa”, afirmou o secretário, que acompanhou o anúncio no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu.

Entre os relacionados nesta primeira versão, a maioria está localizada na região Sudeste (30. O restante fica na região Sul (14), Norte (4), Centro-Oeste (4) e Nordeste (4).

Duas novas versões atualizadas dos catálogos serão divulgadas, no primeiro e no segundo semestre de 2013. O COL recebeu 279 inscrições dos estados e inspecionou 244 locais, levando em conta mais de 100 detalhes técnicos nos campos e hotéis. No Paraná, as cidades de Londrina, Paranavaí, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu seguem no páreo, sem contar o CT da Graciosa.

CTs - Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. O catálogo é apresentado às seleções classificadas, a quem cabe decidir sobre o local onde ficarão concentradas.

Tecnicamente, os locais precisam atender a requisitos como curta distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio e proximidade do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos.

Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou estado sendo levada em conta a qualidade dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CT enquanto outras poderão não ter nenhum.

A análise dos técnicos leva em conta mais de cem quesitos nos campos e hotéis. Entre os pontos considerados estão o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, irrigação e drenagem, vestiários completos, segurança e gramado em condições ideais.

A partir de 1º de setembro as seleções podem indicar suas preferências para a Fifa, mas a escolha final só acontecerá depois sorteio das chaves da Copa do Mundo, comentou o gerente de competições do COL e responsável pelas vistorias, Frederico Nantes.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto