Horário de verão começará dia 19 de outubro


  

O governo federal anunciou que, neste ano, o horário de verão começará no dia 19 de outubro e terminará no dia 15 de fevereiro.

À 0h do dia 19 de outubro, os relógios terão que ser adiantados em uma hora. A expectativa do governo é de que haja uma redução de 4% a 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.

No ano passado, o país registrou uma economia de R$ 10 milhões com o horário de verão, menor do que nos anos anteriores, quando a redução dos gastos com energia elétrica foi em média de R$ 40 milhões. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico) isso ocorreu porque houve poucas chuvas no fim do ano e, com isso, o país teve que acionar usinas termelétricas, mais caras do que as hidrelétricas geralmente usadas.

A novidade para este ano é que o governo federal fixou o início do horário de verão à 0h do terceiro domingo de outubro para todos os anos e o encerramento será feito sempre à 0h do terceiro domingo de fevereiro.

Esta é a primeira vez que o governo institui datas fixas para o início e o término do horário de verão. Até agora, o governo publicava um decreto definindo a mudança de horário para aquele ano.






Design by Gustavo Picoloto