Mapa de startups, criado em Maringá, visa abrangência nacional


  

O Mapa de Startups, lançado na internet nesta sexta-feira, dia 19, é um sistema de mapeamento online (www.mapastartup.com.br) em que startups, aceleradoras, investidores, entre outros, podem se cadastrar para formar uma rede de integração e relacionamento.

O projeto, criado pelo Startup Maringá, com o apoio do Sebrae/PR e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Maringá, será apresentado para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no evento TICNOVA, que acontece de 5 a 7 de agosto, em Maringá.

A proposta do mapeamento, segundo Fausto Sperandio, membro do Startup Maringá, é conquistar abrangência nacional. “Atualmente, existem mapas fragmentados no Brasil, em cidades ou estados, e isso dificulta o acesso à informação. Nossa intenção é compor um banco de dados para consulta que contenha todas as empresas do setor existentes no País”, explica.

Fausto Sperandio, um dos criadores do sistema, disse que os empresários já podem cadastrar as suas empresas no site. “Queremos reunir em um só local todas as startups, incubadoras, aceleradoras, investidores, coworking, agenda de eventos e empresas de consultorias do País. Assim, pessoas interessadas no segmento têm muito mais facilidade de encontrar informações, estabelecer contatos, fomentar ideias e promover negócios”, ressalta o empresário do setor de TIC.

A consultora do Sebrae/PR, Érica Cristina Sanches, afirma que as startups estão se popularizando na região noroeste do Paraná, embora o novo modelo de negócios, caracterizado por uma ideia original e inovadora, já seja tendência mundial em empreendedorismo.

“O TICNOVA e o mapeamento devem estimular ainda mais a divulgação desse mercado, que tem crescido muito no Brasil. Em Maringá e Região, o setor está organizado, tanto que já foram realizadas reuniões de planejamento, nas quais foi percebida a necessidade do Mapa de Startups para concentrar informações e facilitar a integração e a troca de experiência”, informa Érica Sanches.

Com pouco tempo em funcionamento, o Mapa de Startups já conta com oito empresas de consultorias e cinco startups cadastradas. Uma delas é a Avisa Eu, dos sócios proprietários Antonio Carlos Junior e Gustavo Preto. De acordo com Antonio Junior, a proposta do mapa vai ao encontro da dinâmica do dia a dia das startups, que é o compartilhamento de informação e inovações.

“Cadastramos nossa startup para integrarmos uma rede e, dessa forma, compartilharmos ideias e experiências com outros empresários sobre gestão, solução de problemas, aprimoramento de produtos, entre outros. Pelo caráter inovador, muitas vezes, as startups não encontram um modelo de negócio semelhante no mercado e, por isso, a importância dessa troca de informações”, comenta.

Gustavo Preto, sócio da Avisa Eu e membro da Startup Maringá, destaca que o mapeamento também trará visibilidade para as empresas. “Além de unir, em um único lugar, informações do setor, o mapeamento também é uma maneira de divulgar e fortalecer as empresas porque, com o tempo, esperamos que o número de cadastros aumente consideravelmente, tornando o site uma referência em pesquisa”, frisa.

TICNOVA
O TICNOVA é um evento inédito para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Maringá e Região, que acontece de 5 a 7 de agosto, no Senai-CTM e no Teatro Calil Haddad. A programação, que inclui palestras, workshops e minicursos, é dividida em três temáticas, que são a Trilha Startup, Trilha Inovação e Trilha Integração.

Na Trilha Startup, a novidade é justamente o site do Mapa de Startups, que será apresentado durante o evento. Interessados em conhecer este e outros projetos, devem acessar o site www.ticnova.com.br e se inscrever no evento. Mais informações sobre o mapeamento também podem ser obtidas no Sebrae/PR, pelo telefone (44) 3220-2474.

O TICNOVA é promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Maringá e pelo Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) em parceria com o Sebrae/PR, Senai, Prefeitura Municipal, Software By Maringá, Centro de Inovação de Maringá, Sind-Ti, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), Faculdade Cidade Verde (FCV), Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações (Redetelesul) e Startup Maringá.

O evento também conta com o apoio da Uningá, Faculdade Maringá, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma).

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto