Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa entra em vigor


  

O novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, promulgado em setembro de 2008, visa padronizar a escrita da língua portuguesa eliminando algumas diferenças que hoje existem entre um país e outro.

O acordo valerá para os oito países que falam português (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e entra em vigor amanhã (01/01/2009) mas, até 2012, tanto a escrita atual como a nova serão consideradas corretas.

As principais mudanças são: a inclusão das letras K, W e Y ao alfabeto, ditongos abertos tônicos éi e ói não são mais acentuados graficamente (assembléia se torna assembleia), formas verbais que contêm eem não são mais assinaladas com acento circunflexo (crêem se torna creem), penúltimo o do hiato oo(s) perde o acento circunflexo (enjôo se torna enjoo) e o trema, que foi suprimido (exceto por palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como Müller).

A Editora Moderna disponibilizou em seu site o Guia do Acordo Ortográfico, que pode ser baixado gratuitamente.

E para atender o novo Acordo, a partir de agora, todas as notícias e artigos publicados no Paranavaí Online serão revisados com as novas normas do Acordo Ortográfico.

Fonte: exemplos retirados do Guia do Acordo Ortográfico, da Editora Moderna






Design by Gustavo Picoloto