Banco Central reduz taxa de juros para 10,25% ao ano


  

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual. Com isso, a Selic cai de 11, 25% para 10,25%. Em nota distribuída após a reunião, os diretores da instituição justificaram que "avaliando o cenário macroeconômico e visando ampliar o processo de distensão monetária, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 10,25% ao ano, sem viés, por unanimidade".

Veja também:
Selic cai para 12,75% ao ano
Banco Central reduz os juros para 11,25% ao ano

A taxa de 10,25% ao ano é o menor nível já estabelecido pelo Copom desde dezembro de 1997. A redução de hoje foi terceira realizada neste ano. O BC manteve os juros em 13,75% de setembro de 2008 a janeiro passado, à espera de uma definição do cenário econômico afetado pela crise mundial. Na próxima semana, o Banco Central divulga a ata da reunião de hoje para explicar os motivos que levaram à decisão.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lamentou o menor ritmo de queda da taxa básica. Os juros caíram 1,5 ponto percentual na reunião anterior do Copom, em 11 de março último, e hoje baixaram 1 ponto apenas.

"A decisão de reduzir o ritmo de queda da Selic é inconsistente com as condições da economia brasileira. É fundamental que sejam reduzidos os efeitos dacrise sobre a sociedade, principalmente através da redução do custo do crédito", diz a nota da Firjan.

A Força Sindical afirmou que o Copom poderia ter sido mais ousado: "Um pouco mais de ousadia traria enormes benefícios para o setor produtivo, que gera emprego e renda e anseia há tempos pelo crescimento expressivo da economia", diz nota da entidade.

Para o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Armando Monteiro Neto, a decisão ficou aquém das expectativas. "O atual ciclo recessivo da economia exige um corte mais substancial da Selic, mesmo porque a taxa de inflação no acumulado em 12 meses se encontra em trajetória cadente.”

Segundo a CNI, a queda de 1 ponto percentual atrasa o processo de recuperação da atividade econômica, pois os indicadores mostram que a crise financeira internacional ainda está longe de uma solução.

O economista Fabio Silveira, sócio-diretor da RC Consultoria, disse que o Banco Central faz uma leitura incorreta dos indicadores econômicos. "Eles estão mais preocupados com os juros do que com a recessão que poderá vir. Com este percentual, o Brasil poderá entrar numa recessão sem necessidade", pontuou.

Fonte: Agência Brasil






Design by Gustavo Picoloto