Cresce percentual de vendas fora da cidade


  

O índice de fidelidade do consumidor em Paranavaí, que já foi de 77,2% em 2005, é atualmente de 61,1% e deve ser encarado como sinal de alerta.

O índice de consumidores que fazem suas compras fora da cidade vem crescendo em Paranavaí. Pesquisa divulgada pelo Sebrae/PR e Sicredi, nesta quarta-feira, dia 24, revela que 38,9% dos consumidores do município têm o hábito de comprar produtos fora da cidade. Em 2005, quando foi realizada pesquisa semelhante, o índice era de 22,8%.

Dos 647 consumidores, acima de 15 anos, ouvidos pelos pesquisadores que elaboraram o Diagnóstico do Perfil do Consumidor de Paranavaí, 11% disseram ter comprado fora pelo menos uma vez; 14,7%, de duas a cinco vezes; e 13,2%, mais de cinco vezes. O índice de fidelidade do consumidor em Paranavaí, detectado na sondagem, é 61,1%. Em 2005, era de 77,2%.

Paranavaí tem o segundo maior índice de consumidores que compram fora da cidade, dentre nove cidades avaliadas pela pesquisa. O município só perde para Jandaia do Sul (44%), mas está na frente de Iporã, onde o índice de compras fora da cidade chega a 33%; Nova Londrina (32%); Goioerê (30%); Maringá (27,5%); Campo Mourão (24%); Cianorte (20%) e Umuarama (19%).

Os principais produtos adquiridos fora da cidade e apontados como mais comuns pelos consumidores foram: confecção (37,2%); calçados (22,7%); presentes (19,9%); supermercado (14,7%) e autopeças (12,7%). Preço, variedade, viagens e a falta de produtos foram os motivos mais freqüentes alegados pelos consumidores que compram fora de Paranavaí.

De acordo com a pesquisa, o comércio de Maringá aparece como o maior concorrente do comércio de Paranavaí. Assim como o Paraguai, São Paulo, Londrina, Cianorte, Paraíso do Norte, que também foram apontados como centros de compra, de interesse dos consumidores da cidade. Dentre os que têm hábito de comprar fora, 54,2% são homens e 45,8% são mulheres.

A pesquisa do perfil do consumidor de Paranavaí revela ainda que os índices de compra em outras cidades são maiores entre os consumidores com renda mais elevada. Dentre os consumidores que ganham entre seis e dez salários mínimos, 67,8% disseram ter o hábito de comprar fora. Já entre os consumidores com renda entre três e cinco mínimos, o índice cai para 32,3%.

Para o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, o crescente índice de consumo fora de Paranavaí deve ser encarado pelos comerciantes da cidade como um alerta. "O comércio é uma atividade dinâmica, que exige qualificação. Por isso, os comerciantes precisam investir em conhecimento, para melhorar o grau de competitividade da sua empresa."

A fidelização do cliente, segundo o gerente regional do Sebrae/PR, se conquista com um bom atendimento, uma boa vitrine, um preço justo e com o oferecimento de produtos e serviços alinhados ao que o mercado consumidor de fato espera. "Caso contrário, o comércio em centros maiores sempre estará em posição de vantagem", assinala Luiz Carlos da Silva.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná






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