Economia de Paranavaí vive momento próspero, conforme aponta o PIB


  

Ter um PIB (Produto Interno Bruto) que cresce, em média, 10% ao ano não é privilégio para qualquer cidade. É necessário planejamento, trabalho e segurança para investir. Em Paranavaí, essa formula tem dado certo. Em sete anos (de 2005 a 2011), o PIB do município passou de R$ 652,7 milhões para R$ 1,16 bilhão um crescimento de aproximadamente 78%, contra 76% em Londrina e 60,9% em Ponta Grossa. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Graças à ação de empresários, industriais, comerciantes e agricultores que acreditam no potencial do município – aliado a iniciativas do Poder Público –, o PIB de Paranavaí tem crescido mais do que o da China – segunda maior economia do mundo –, que em 2011 registrou crescimento de 9,2%. Em Paranavaí, o crescimento foi de 9,8% neste mesmo período.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), explica que o Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um determinado período e é o principal indicador para medir o nível de atividade econômica de uma região.

“Se pensarmos em uma família, o PIB seria a renda de todos os componentes da família. Ele é um importante parâmetro da atividade da econômica de uma região. Se o PIB está bem a economia também está”, aponta o secretário.

“Um PIB com crescimento contínuo, como é o caso de Paranavaí, é importante porque mostra o crescimento notório das indústrias e empresas locais – que vem ampliando sua capacidade produtiva e seus lucros –, e o surgimento de novos microempreendedores. Vale ressaltar que a receita proveniente dessas empresas fica no nosso município. Essa riqueza gera novos postos de trabalho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, atraindo inclusive mais investidores e trabalhadores para nossa cidade”, observa Kaká.

“São números que demonstram a confiança que investidores e a população em geral têm em nossa cidade. Com isso, Paranavaí mostra uma vitalidade que poucas vezes demonstrou durante a sua história, sendo que os anos de 2012 e 2013 ainda não foram apurados e devem confirmar esta tendência”, conclui o prefeito Rogério Lorenzetti.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto