Em Paranavaí, MEIs tiveram crescimento de 24% em relação ao ano passado


  

Mesmo sem ainda contabilizar o mês de dezembro, Paranavaí já pode comemorar mais uma conquista. Os MEIs (Microempreendedores Individuais) tiveram um desempenho superior ao ano de 2014. O crescimento do ano passado em relação a 2013 já foi significativo de 23%, ou seja, foram criados 466 MEIs. O crescimento de 2015, compreendendo os meses entre janeiro e novembro foi de 24%, sendo 583 novos MEIs.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), o desempenho de 2015 já é superior em relação ao ano passado, mesmo não contando com os dados de dezembro. “Isso demonstra o bom momento econômico que Paranavaí vem vivendo. Ainda temos mais um mês a ser contabilizado e já superamos os números do ano passado. Entre tantos motivos que culminaram nos resultados positivos, um deles é o Programa Empreendendo Paranavaí, que facilita a criação de novas empresas na cidade. O Programa é fundamental na conquista, pois torna o ambiente favorável e propício para os MEIs trabalharem. Os empreendedores informais estão tendo suporta do Programa, que foi criado para ‘pegar na mão’ do empreendedor e acompanhá-lo em seus primeiros passos profissionais, além de fortalecer a economia. Esperamos continuar crescendo para que a cidade possa se estabelecer e crescer a cada ano”, afirmou.

“A Sala do Empreendedor fez neste ano 315 formalizações de MEIs, sendo que 15 pessoas foram atendidas semanalmente – em média 600 pessoas são orientadas pela sala do empreendedor para que as empresas possam ter crescimento. Todo trabalho que realizamos já é pensado em questões financeiras, incentivos ao empreendedorismo, focando no crescimento. A nossa intenção é que, em 2016, o número de empresas criadas seja maior e com mais qualidade. Temos os encontros (palestras) semanais para que os MEIs se desenvolvam a aprendam a cada dia como ser um empreendedor. Não queremos apenas que cresçam, mas que prosperem”, ressaltou a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Andréia Alves Vieira.

Paranavaí teve uma grande evolução na abertura de MEIs (Microempreendedor Individual) nos últimos sete anos. Em 2009 eram apenas 50 Microempreendedores formalizados na cidade; hoje o número já chegou a incrível marca de 3051 (dados de novembro), ainda sem contabilizar os números de dezembro. Além disso, no primeiro semestre deste ano, o município teve um crescimento percentual maior que o do Estado na formalização dos MEI. Em Paranavaí o crescimento foi de 13,30%, enquanto no Paraná o crescimento foi de 12,87%. Estima-se que os MEIs injetam em torno de R$ 74 milhões na economia paranavaiense.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto