Empresas de Paranavaí participaram de missão na Argentina


  

Duas empresas de Paranavaí participaram na semana passada de uma missão empresarial na Argentina. A comitiva da missão foi até o país vizinho apostando no crescimento econômico e na possibilidade de que a Argentina se torne um destino para exportação de produtos brasileiros, especialmente no ramo de alimentos.

O Bruno Watanabe é proprietário de uma empresa de salgados de mandioca em Paranavaí. Ele conta que, o que começou como uma empresa familiar no quintal de casa, hoje já tem 55 funcionários e está dando os primeiros passos para a exportação. “Fomos Selecionados pelo Ministério de Relações Exteriores, através da APEX (Agência de Promoção e Exportações e Investimentos), para participar desta missão na Argentina. Eles escolheram 33 empresas brasileiras do ramo alimentício que apresentam algum diferencial, se destacam no mercado nacional, que estão aptas a exportar e podem melhorar a relação de comércio entre Brasil e a Argentina. Destas 33 empresas do país, estávamos com duas empresas aqui de Paranavaí participando desta missão empresarial. É um orgulho para nós e para nossa cidade”, contou.

As empresas paranavaienses participaram de três dias de rodadas de negócios. A primeira foi na Embaixada Brasileira na Argentina. “Eles convidaram compradores locais (de Buenos Aires) para conversar com as empresas brasileiras. Conversamos com distribuidoras, cafés, todo tipo de comércio que faz importação de alimentos. Nos outros dois dias participamos da Feira AlimentAR, que é de nível internacional, e fizemos visitas técnicas a supermercados, padarias, distribuidoras, com a intenção de colocar o produto brasileiro (de Paranavaí) no mercado argentino. O mercado lá é bem diferente. Enquanto aqui nós temos uma variedade muito grande de marcas, lá eles priorizam um número pequeno e bem exclusivo de marcas para comercializar. Por isso, em termos econômicos, nós estamos bem à frente deles por oferecermos uma gama maior de produtos e marcas”, explicou Watanabe.

Para o empresário de Paranavaí, foi muito importante participar da missão empresarial. “A coxinha é o nosso principal produto e provocou grande interesse durante a Feira AlimentAR, por ser algo que não tem na Argentina. Pudemos fazer contatos para começar a colocar os produtos aqui de Paranavaí em outros países. Estamos bem contentes por estarmos colhendo bons resultados. O município tem dado todo o incentivo, acompanhado o nosso crescimento. Sempre fomos bem atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A ideia é fazer crescer a nossa empresa e ajudar a nossa cidade crescer”, completou Bruno.

O empresário Maurício Gehlen, que levou as tapiocas e outros produtos à base de mandioca produzidos em Paranavaí, também comemorou os resultados da participação na missão. “Estamos colocando Paranavaí no mercado internacional e as empresas da nossa cidade estão se tornando referência no ramo de alimentos. É importante que nossa cidade tenha destaque e que nossas empresas cresçam, porque assim estamos contribuindo para o desenvolvido de toda a nossa comunidade”, enfatizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto