Europeus encerram auditoria na rastreabilidade bovina do Paraná


  

A missão da União Europeia encerrou sua visita ao Paraná nesta sexta-feira (23/01) depois de auditar duas fazendas em Paranavaí, e um frigorífico em Paiçandu.

No Paraná, a missão, chefiada por André Evers, da Bélgica, era composta por auditores da Alemanha e da Irlanda. Em Paranavaí foram vistoriadas as fazendas Santo Antonio e São Joaquim.

A missão foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Silmar Bürer, do chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Marco Antonio Teixeira Pinto, do responsável pela área de bovídeos no Defis, Valter Ribeirete, e pelo chefe do setor de Informática da Secretaria, Ronei Andretta. Os auditores chegaram ao Paraná na quarta-feira (21), sendo que a escolha para auditoria dos estabelecimentos habilitados a exportar carne bovina para os países europeus foi deles.

Os auditores da União Europeia ainda se reúnem em Brasília no dia 2 de fevereiro, quando devem fazer as avaliações oficiais. Bürer antecipou que eles manifestaram uma impressão positiva do que viram e disseram que os procedimentos adotados nos estabelecimentos visitados estão de acordo com os preconizados pelos europeus.

Segundo Bürer, os proprietários das fazendas visitadas reclamaram da falta de um pagamento adicional dos países da União Europeia para cobrir os custos com rastreabilidade nas propriedades. Eles chegaram a receber entre 12% e 15% de adicional por animal rastreado, mas atualmente não estão recebendo nada a mais por isso.

A missão visitou o frigorífico de Paiçandu, com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e com autorização para exportar carne bovina para a Europa na quarta-feira (21). Após o frigorífico, a missão esteve no núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento de Maringá, onde conheceu os detalhes dos serviços de Defesa Sanitária Animal realizados no Estado. Na quinta-feira (22) a missão visitou a fazenda Santo Antonio e na sexta-feira (23) a fazenda São Joaquim. Essas fazendas são cadastradas como Eras - Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos), que têm autorização para exportar carne bovina. São 19 propriedades, com cerca de 30 mil bovinos, autorizadas a exportar carne bovina para a Europa.

Bürer atribuiu o bom desempenho do Paraná na auditoria realizada ao trabalho intenso da fiscalização da Secretaria para atender as demandas exigidas pela União Europeia. Segundo ele, o Estado está sendo reconhecido internacionalmente pelo trabalho que vem sendo feito na área de sanidade animal, o que capacita o órgão a ampliar o cadastramento de propriedades que podem ser autorizadas a exportar carne para a Europa.

O Defis conta hoje com 36 técnicos preparados para fazer as auditorias necessárias nas propriedades. Para a habilitação, as propriedades devem procurar os serviços do Defis, nos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e cumprir os procedimentos de defesa sanitária animal exigidos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto