Interior concentra maioria das empresas abertas no quarto bimestre


  

O interior do Paraná se destacou na abertura de empresas no quarto bimestre deste ano. Em julho e agosto, 9.417 empresas foram cadastrados na Junta Comercial do Paraná (Jucepar), incluindo 699 filiais. Entre os empreendimentos mais recentes, 67% estão fora da capital, com 6.348 constituições, enquanto em Curitiba foram registradas 2.370 novas empresas. O crescimento do interior é 4% maior que no mesmo período do ano passado, quando 6.122 novos empreendimentos foram abertos.

Interior concentra maioria das empresas abertas no quarto bimestre
Interior concentra maioria das empresas abertas no quarto bimestre

A Junta Comercial tem 62 agências em 58 municípios de todas as regiões do Paraná, 20 delas inauguradas nos últimos três anos. “A descentralização do atendimento, com a implantação das unidades no interior e em diferentes regiões de Curitiba, assim como os esforços da Jucepar em simplificar o processo de abertura de empresas, estão entre as razões para o bom desempenho nos últimos meses”, afirma o presidente do órgão, Ardisson Naim Akel.

“O governador Beto Richa tem dirigido investimentos para a criação de mais indústrias no interior, garantido o desenvolvimento de todo o Estado”, ressalta Akel. Em todo Paraná, foram registradas 4.895 constituições em julho e outras 4.884 em agosto, o que equivale a 157 novos negócios por dia – um a cada dez minutos.

Microempreendedor - Junto ao cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), contabilizado pelo Portal do Empreendedor, da Receita Federal, o número de novas empresas no Estado subiu para 21.116 no período, com 6.035 constituições em julho e 5.881 em agosto com essa natureza jurídica. São 351 empreendimentos constituídos por dia, em média, um novo a cada quatro minutos.

O desempenho nos últimos dois meses foi o segundo melhor no ano, ficando atrás apenas do segundo bimestre, quando foram contabilizados 9.707 empreendimentos abertos no Estado. No acumulado do ano, são 36.903 novas empresas cadastradas na Jucepar, contra 36.378 nos oito primeiros meses de 2012, confirmando o crescimento já apresentado no primeiro semestre. O resultado do quarto bimestre, no entanto, ficou pouco abaixo a igual período do ano passado, que contou com a constituição 9.908 novos negócios.

Roupas - Entre as atividades mais exploradas, as lojas de roupas e acessórios foram o grande destaque, com 1.709 constituições em julho e agosto. A atividade é seguida de perto pelos empreendedores que apostam em obras de alvenaria, que contou com 1.074 constituições no período. Cabeleireiros, transporte de carga e lanchonetes completam a lista das cinco atividades mais abertas no Estado no quarto bimestre.

Já com relação ao porte dos empreendimentos, o levantamento da Jucepar confirmou uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que coloca o Paraná como o melhor estado brasileiro para a instalação e operação de microempresas e empresas de pequeno porte. Contando com os MEIs, foram instaladas, ao todo, 20.549 microempresas. Destas, 869 correspondem a Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto