Nova empresa de carnes vai gerar 250 empregos diretos para Paranavaí


  

Paranavaí ganha até o final deste mês, a empresa Navi Carnes.

Trata-se de uma especializada em desossa e comercialização para o varejo em todo o Brasil. Serão gerados imediatamente 250 empregos diretos e outros cerca de 700 indiretos na cadeia produtiva. A nova empresa vai funcionar nas instalações do antigo Frigorífico Paranavaí, resgatando os empregos perdidos desde o início dos anos 2000, quando o Fripan interrompeu as atividades.

O prefeito Mauricio Yamakawa foi à sede da nova empresa nesta segunda-feira, quando confirmou a emissão da licença prévia para início dos trabalhos. Na prática, a empresa dá um passo decisivo para percorrer todos os trâmites burocráticos e iniciar o funcionamento com o trabalho de desossa e embalagem dos mais variados cortes de carnes bovinas. Além de resolver a questão dos empregos, o empreendimento também contempla a preservação do meio ambiente, já que se trata de uma empresa não poluente, sobretudo porque não haverá abates no local.

Paranavaí foi a cidade escolhida para o projeto pela facilidade de logística e distribuição, afirma o empreendedor José Clarindo Capuci. Ele detalhou que a concretização do projeto se deve ao empenho do prefeito Mauricio Yamakawa, que se desdobrou para viabilizar o empreendimento. “O prefeito cuidou do assunto pessoalmente e nos procurou”, reitera, lembrando ainda a visita do presidente do IAP – Instituto Ambiental do Paraná – Vítor Hugo Burko, no mês passado.

Desta participação ativa do prefeito e sua equipe, entende Capuci, Paranavaí ganhará, além dos empregos diretos e indiretos, novas divisas. Para se ter uma idéia, somente com folha de pagamento a previsão é de investimento de cerca de R$ 200 mil mensais, sem falar nas despesas com manutenção e material, estimadas em cerca de R$ 800 mil por mês, dinheiro que entrará na economia local. A Navi Carnes deve receber 150 mil quilos de carne por dia, que, após desossada e embalada, resultará em 110 mil quilos para venda nos mercados de todo o país. “Vocês estão de parabéns. Paranavaí tem uma ótima administração, um prefeito que sabe valorizar o trabalho e gerar novas oportunidades”, avaliou Capuci.

A abertura da Navi Carnes vai exigir a contratação de mão-de-obra imediata. Os colaboradores serão selecionados através da Agência do Trabalhador. Quem já tem cadastro não precisa refazer, informa Rodrigo Giovine, gerente da Agência do Trabalhador. Ele pede que os trabalhadores atualizem os seus endereços e telefones, facilitando o contato para futura contratação.

Quem ainda não tem cadastro deve comparecer o quanto antes na agência, portando a Cédula de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Giovine pede para que as pessoas não deixem para última hora, evitando atropelos quando das contratações. Não é preciso apresentar currículo, já que as qualificações e experiências anteriores vão descritas no cadastro. Informações podem ser obtidas através do telefone 3423-3929 ou pessoalmente na agência (Rua Marechal Cândido Rondon, 1705, frente do Edifício Barão do Rio Branco). O funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

"Um momento de grande felicidade". Assim o prefeito Mauricio Yamakawa sintetizou a emoção pela abertura da nova empresa. Ele destacou o arrojo do empreendimento, que chega para oferecer trabalho e renda para centenas de famílias, além de gerar recursos via tributos para o município.

O prefeito lembra que a abertura da Navi Carnes resolve o problema de uma estrutura antes ociosa, ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente, uma vez que a atividade proposta não é poluente. Para Yamakawa, o projeto reforça o bom momento que a cidade vive na geração de empregos com a expansão do agronegócio.

Recentemente a empresa Mister Frango apresentou o arrojado projeto de construção de novos barracões para engorda de aves, que vai representar geração de trabalho e renda, com significativa ampliação do volume de abates na indústria. “Esses dois grandes exemplos são o reflexo de boas notícias que surgem todos os dias em relação ao incremento da produção na cidade”, avalia.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto