Nove cidades do Paraná entre as 100 que mais empregam no Brasil


  

Nove municípios do Paraná estão entre os 100 que mais criaram empregos formais em 2008, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dois desses municípios, Paraíso do Norte e Colorado, estão na região Noroeste.

Curitiba aparece em quinto lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Na capital foram criados 14.850 novos postos de trabalho nestes quatro primeiros meses do ano.

As cidades de Maringá, Londrina, São José dos Pinhais e Maringá se destacaram principalmente nas atividades produtivas relacionadas ao meio urbano, como serviços e comércio. Maringá alcançou a 24° posição entre os municípios brasileiros e é o segundo colocado entre os municípios do Paraná.

Foram 5.008 novos empregos nestes quatro meses. O número de empregos criados em Maringá é superior ao de várias capitais, como Fortaleza (4.749 vagas), Natal (4.660 empregos), Vitória (4.471 vagas) e Recife (3.704).
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a geração de emprego no Paraná tem apresentado um crescimento cada vez mais satisfatório e equilibrado. “Os municípios do interior têm alcançado taxas de crescimento de emprego que possibilitam um desenvolvimento regional sustentável. Ninguém precisa mais mudar para a capital para conseguir um emprego digno”, explica.

Em Londrina foram 4.185 novos trabalhadores contratados, o que rendeu ao município a 33º posição nacional. São José dos Pinhais obteve a 49º colocação, com o número de 3.016 novos postos de trabalho. Em 86° lugar, Araucária se destaca com a criação de 2.086 empregos no município.

Os municípios do interior também se destacaram. Paraíso do Norte, Colorado, Florestópolis e Bandeirantes, localizados no norte paranaense, fazem parte da lista dos 100 municípios que mais geraram empregos no Brasil.
Nesses municípios a principal atividade econômica que contribuiu para a geração de empregos foi o setor relacionado ao plantio de cana-de-açúcar e produção de álcool nas usinas da região.

Paraíso do Norte, na região noroeste, alcançou a 51° posição entre todas as cidades brasileiras, com 2.920 empregos. Em Colorado foram 2.205 novos postos de trabalho, garantindo ao município o 81° lugar. Florestópolis e Bandeirantes conquistaram, respectivamente, a 98° e a 99° posições, com 1.870 e 1.830 trabalhadores contratados.

Com 78,4 mil empregos formais criados entre janeiro e abril de 2008 o Paraná conquistou a terceira posição no ranking nacional de geração de empregos, atrás apenas de São Paulo (144,9 mil novas vagas) e Minas Gerais (106,8 mil empregos), ambos mais populosos que o Paraná. Ficou na frente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A indústria de transformação foi o setor produtivo que mais gerou empregos (29.582 novos postos), seguida por serviços (21.043), comércio (10.734), agropecuária (9.620) e construção civil (6.635).

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto