Número de alvarás expedidos em Paranavaí mais que dobrou em quatro anos


  

Número de alvarás em crescimento é sinal de economia aquecida. Em Paranavaí, o ano de 2012 terminou com 751 novos alvarás para comércio, indústria, serviços e outros. Isso sem contar a documentação de outras 26 empresas/serviços que estão em trâmite na Secretaria de Gestão e 83 que aguardam o parecer da Vigilância em Saúde. De acordo com Luiz Sérgio de Oliveira, fiscal tributário da Secretaria Municipal de Gestão Pública, se comparado com os 371 alvarás expedidos em 2008, o número mais que dobrou em quatro anos.

“É um excelente crescimento”, afirma Oliveira. Segundo o fiscal, entre janeiro de 2009 a dezembro de 2012, cerca de 2.570 novas empresas/serviços foram abertas na cidade. O número é 86% maior se comparado ao quadriênio 2005/2008, quando foram expedidos 1.377 alvarás de licença nas quatro áreas.

Em novembro, a Secretaria Municipal de Gestão Pública (Seges) divulgou um relatório que revelou que 32,7% das empresas – micro, pequenas, médias e grandes - em funcionamento no município foram abertas nos últimos quatro anos (de janeiro de 2009 a outubro de 2012).

De acordo com o levantamento, Paranavaí possui atualmente mais de 6.500 empresas em atividade, sendo a maior parte no setor de serviços, seguido pelo comércio e indústria. Destas, mais de 2.500 foram abertas durante a atual gestão (2009-2012). O número de baixas neste período foi de 354 empreendimentos, o que gerou um saldo positivo de 2.155 empresas, ou seja, um terço de todas que estão em operação na cidade.

Segundo Oliveira, o aquecimento da economia local, causada também pelo aquecimento da construção civil nos setores público e privado, tem propiciado um aumento de abertura de empresas em todos os segmentos, localizadas, em grande parte, fora da região central, o que demonstra o fortalecimento do comércio de bairro e o desenvolvimento do município como um todo. Além disso, muitos profissionais que trabalhavam por conta própria estão buscando, cada dia mais, a legalização como pequenos empresários.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto