Número de empresas cresce e aponta desenvolvimento econômico


  

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Gestão Pública apontou importante crescimento econômico em Paranavaí, levando em conta a abertura de novas empresas no município. O relatório compara o número de empresas entre os anos de 1.958 e 2008 ao quadro atual (início de 2009 a meados de 2011), revelando elevação média de 30%.

Até 31 de dezembro de 2008, eram cinco empresas na agropecuária, 239 indústrias, 2.824 no setor de serviços, 1.756 no comércio e 462 em outros ramos de atuação. Atualmente, são seis empresas no setor agropecuário, 316 indústrias, 3.606 prestadores de serviços, 2.523 empresas no comércio e 586 em segmentos distintos.
O aumento no número de empresas atuando em Paranavaí em todos os setores nos últimos 32 meses ficou distribuído da seguinte forma: 20% na agropecuária; 32,31% na indústria; 43,67% no comércio; 27,69% na prestação de serviços; e 26,83% em outros segmentos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Schiroff), a vinda de novos empreendimentos para Paranavaí mostra a confiança dos empresários na atual administração municipal. “Graças ao trabalho sério e voltado para o futuro, estamos atraindo cada vez mais empresas”, destacou.

Novas empresas – E as boas notícias não param por aí. De acordo com Schiroff, outras 25 indústrias devem se instalar em Paranavaí nos próximos meses. “São empresas de pequeno e médio porte que atuam principalmente no setor de metalmecânica”, confirmou o secretário.

A concessão dos terrenos para a instalação dos novos empreendimentos será licitada este ano e as construções devem ter início assim que o processo licitatório for concluído. Com isso, os distritos industriais do Jardim São Jorge e de Sumaré se consolidarão como importantes forças econômicas do município. A expectativa é que juntas as 25 indústrias gerem mais de 500 empregos diretos.

Polo regional – Para Maria Inês Gonçalves, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), o município passa por um bom momento econômico. “Os empresários estão apostando e fazendo importantes investimentos.” Ela enfatizou que Paranavaí tem a característica de um polo econômico regional, entre os quais, um expressivo mercado consumidor, por isso, o desenvolvimento está acontecendo.

Cidade preparada – O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, disse que o resultado do levantamento feito pela equipe da Secretaria de Gestão prova que Paranavaí está preparada para receber investimentos. “A vinda de novas empresas vai atrair cada vez mais empresários para Paranavaí, consolidando nosso desenvolvimento econômico.”

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto