Paranavaí em 11º lugar no ranking de abertura de empresas no Paraná


  

Em 2013, Paranavaí ficou em 11º lugar no ranking de abertura de empresas no Paraná. O número faz parte de um relatório estatístico elaborado pela Junta Comercial do Paraná, vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

Nele, Paranavaí apareceu com 925 empresas e filiais constituídas ao longo de 2013, ficando à frente de cidades como São José dos Pinhais, Cianorte, Campo Mourão, Guarapuava e Apucarana.

“Paranavaí aparece muito bem colocada nesse ranking e a gente vê que isso é mais uma prova do crescimento e desenvolvimento que o município vem apresentando, principalmente na formalização de microempreendedores individuais”, aponta Wendell Myler S. Gussoni, consultor do escritório do Sebrae de Paranavaí.

Para ele, o bom momento econômico do município é fruto de uma associação de fatores. “Muitas pessoas que se mudaram para Paranavaí poderiam ter escolhido outras cidades, mas vieram para cá porque a cidade tem demonstrado um bom crescimento. São grandes empresas se instalando, bons cursos para qualificação da mão de obra, economia aquecida, e até a vinda da reitoria da Unespar, que acabou contribuindo para esse bom momento. [...] E o Sebrae continua fazendo o seu trabalho no sentido de fomentar o empreendedorismo, principalmente junto aos pequenos e entre aqueles que querem abrir seu próprio negócio, e procuramos explicar sobre o cenário econômico da nossa cidade, conduzindo essas pessoas para que façam um bom planejamento, a fim de evitarmos o fechamento precoce dessas empresas”, completa o consultor.

Recorde de alvarás - O relatório da Junta Comercial vem para ratificar o levantamento elaborado no início deste ano pela Secretaria Municipal de Fazenda que apontou que o número de alvarás de licença expedidos em 2013 foi o maior dos últimos anos. O estudo levou em conta o número de alvarás expedidos entre os anos de 2004 e 2013. De acordo com o mesmo, de janeiro a dezembro de 2013 foram expedidos 792 novos alvarás de licença de funcionamento na cidade, sendo 303 alvarás para o comércio, 25 para a indústria, 411 para prestação de serviços e outros (52 alvarás).

“O relatório da Junta Comercial apresenta um retrato fiel sobre a abertura de novas empresas em nosso município. Essa diferença entre o número de alvarás de licença expedido pelo município e o número de abertura de empresas registrado na Junta se deve, principalmente, ao fato de alguns desses comerciantes e prestadores de serviço ainda não terem concluído o processo de pedido de alvará junto ao município”, esclarece o fiscal tributário da Secretaria Municipal de Fazenda, Luiz Sérgio de Oliveira.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto