Pequenas agroindústrias recebem incentivos para trabalhar em redes


  

Ciclo de seminários, promovidos pelo Sebrae/PR e parceiros, na região noroeste do Estado, visa promover a sensibilização de produtores sobre os benefícios de trabalhar de forma cooperada.

O conhecimento e a informação como estratégias de desenvolvimento de agroindústrias familiares, na região noroeste. É com essa visão que o Sebrae/PR e entidades parceiras realizam, no mês de agosto, o ciclo de seminários "Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná", com o tema "Redes de Cooperação na Pequena Agroindústria". O primeiro seminário acontece nesta segunda-feira, dia 4, em Umuarama. Os próximos serão realizados em Paranavaí e em Campo Mourão.

Para promover o desenvolvimento e o aumento da competitividade das agroindústrias familiares dos municípios da região, os ciclos de seminários visam sensibilizar produtores sobre a importância da formação de redes de cooperação que estimulem a expansão de negócios da pequena agroindústria. Na programação, estão previstas palestras e oficinas temáticas com especialistas, sobre a importância da cooperação para o fortalecimento de pequenas propriedades, e ainda, apresentação de casos de sucesso.

Em Umuarama, a abertura do Seminário será às 8h30. Às 9 horas acontece a palestra "Rede de parcerias pela agroindústria", ministrada por Jacó Gimenes, diretor-técnico do Instituto de Cultura e Desenvolvimento (ICD) de Campo Mourão e instrutor do Sebrae/PR. Às 10h20, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi, fala sobre os programas do Ministério para o desenvolvimento das agroindústrias familiares. Às 11 horas, os produtores vão conhecer a história da Apaco, uma associação de agricultores no oeste de Santa Catarina, considerada caso de sucesso pela experiência em associativismo.

Após o almoço, as atividades recomeçam às 13h30 com a palestra "Formação de redes como estratégia de crescimento na pequena agroindústria", ministrada por Jarbas Leão Calheiros Magro, consultor empresarial, pós-graduado em Gestão da Educação, Formação em Dinâmicas de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG) e que presta consultorias técnicas junto ao Sebrae/PR.

Às 15h20 começam as oficinas temáticas. "Praticando as competências para trabalhar em redes" e "União e Capacitação - Os meios para competir". Segundo o consultor do Sebrae/PR na Regional Noroeste, Joversi Rezende, o ciclo de seminários é uma estratégia para sensibilizar os produtores a trabalhar de forma cooperada.

"Queremos mostrar a importância da atuação em redes, do que o produtor trabalhar individualmente. Ao se unirem, as agroindústrias aumentam o volume de produção, têm preços mais competitivos e aumentam o mix de produtos. O objetivo é formar uma grande rede de cooperação do noroeste do Paraná", explica Rezende.

Varejo

Ainda de acordo com o consultor do Sebrae/PR, a questão da comercialização será fortemente debatida no seminário e rodadas de negócios serão promovidas, no futuro, para aproximar essas pequenas agroindústrias de mercados, redes de mercados, mercearias e buffets.

Na avaliação do engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Umuarama, Ednilson Simone, o Seminário é uma forma de despertar os produtores para as oportunidades de desenvolvimento das agroindústrias. "Quanto mais falamos no assunto, mais a aumenta a discussão de novas possibilidades. Vamos trazer aos produtores realizações de fora, do que está dando certo no Brasil. "

Para o coordenador do projeto Umuarama - Pólo de Alimentos, da Prefeitura Municipal, Giovani Luis Zimmermann, o potencial produtivo da região é muito elevado e que uma rede de cooperação vai facilitar o aumento dessa produção.

"Ao trabalhar sozinho muitas vezes o pequeno produtor, e isso as estatísticas mostram, não consegue sobreviver. No mundo globalizado, trabalhando de forma cooperada eles conseguem sobreviver. Esse é o espírito do Seminário", diz Zimmermann. Ainda segundo ele, a parceria entre entidades para a realização do Seminário é um exemplo de trabalho cooperado.

Para o engenheiro agrônomo da Emater, em Cianorte, José Bataglini, a união de pequenas agroindústrias é fundamental. "O Seminário trará um grande benefício aos produtores e vem de encontro ao que eles precisam", avalia Bataglini.

Segundo Rezende, consultor do Sebrae/PR, a expectativa é que cerca de 1 mil agroindústrias, distribuídas em municípios da região noroeste, participem dos ciclos de seminários, que acontecem em Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão, no mês de agosto.

Diversas entidades estão envolvidas na realização do Seminário "Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná", entre elas o Sebrae/PR; MDA; Emater, Governo do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios), que congrega 32 municípios da região noroeste.

O Seminário acontece nesta segunda-feira, dia 4, na Sociedade Rural, que fica no Parque de Exposição - Rodovia PR, 323, km 150. Informações podem ser obtidas na Emater, em Umuarama, pelo telefone, (44) 3624-4779; no Sebrae/PR, em Umuarama, (44) 3622-7028; na Prefeitura Municipal de Umuarama, (44) 3621-4141, ramal 280, ou na Emater, em Cianorte, pelo telefone (44) 3629-5911 ou ainda na Prefeitura Municipal de Cianorte, no (44) 3629-1141.

Fonte: Sebrae






Design by Gustavo Picoloto