Primeira propriedade do Estado habilitada a exportar para a União Européia é de Paranavaí


  

O Sítio Pelisson, localizado no município de Paranavaí, é a primeira propriedade rural do Paraná a ser inscrita na lista da União Européia como habilitada a exportar carne bovina para o mercado europeu.

Para ser incluída na lista, a propriedade passou por uma auditoria feita por uma equipe técnica do Ministério da Agricultura e da Secretaria da Agricultura, e teve todos os seus itens auditados.

Para isso, os fiscais auditores encaminharam um relatório à Superintendência do Ministério da Agricultura no Paraná que, por sua vez, o encaminhou a Brasília e, de lá, a informação foi repassada para a sede da União Européia, em Bruxelas.

O sítio foi o primeiro de uma lista de 10 propriedades a serem incluídas na lista. De acordo com Silmar Burer, diretor do Departamento de Fiscalização Agropecuária (Defis) da Secretaria da Agricultura, outras seis propriedades já foram auditadas.

“Estamos aguardando para os próximos dias a publicação dessas fazendas na lista da União Européia”, disse o diretor do Defis. Essas propriedades estão localizadas nas regiões Norte e Noroeste do Estado e reúnem mais de 10 mil bovinos. Nos próximos dias, os auditores do Ministério e da Secretaria vão auditar outras dez propriedades.

A Secretaria da Agricultura espera que, até o final do ano, pelo menos 30 propriedades com gado estejam inseridas na lista da União Européia. “É evidente que isso será alcançado na medida em que as certificadoras informarem ao Ministério da Agricultura que as propriedades estão aptas e forem consideradas conformes”, explica Silmar Burer.

Para o diretor do Defis, a Secretaria da Agricultura está assumindo um novo papel, e de fundamental importância, para a rastreabilidade do rebanho paranaense. A Seab, por meio da Instrução Normativa 24, de maio de 2008, assumiu, com outros Estados, a responsabilidade, delegada pelo Ministério da Agricultura, de auditar as propriedades certificadas no âmbito nacional.

A partir daí médicos veterinários do Defis passaram por uma capacitação, em conjunto com técnicos do Ministério da Agricultura, e assumiram o papel de auditores das propriedades com registro no Sibov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos). Neste mês, mais 30 auditores estão sendo treinados, sendo 23 da Seab e 7 do Ministério da Agricultura.

O treinamento/auditoria consiste na verificação de toda a legislação exigida para as propriedades certificadas e nas práticas de campo - com auditoria real dos procedimentos adotados na propriedade - conforme as normas do Sisbov, e com a verificação individual de animais identificados com brincos do Sisbov e demais documentos.

De acordo com Silmar Burer, este papel que a Seab assume na condição de entidade auditora é de relevante na medida em que as propriedades conformes estão plenamente aptas a fornecer carne para a União Européia. Esta é a terceira conquista do Paraná em quatro meses, destacou.

“A primeira foi a recuperação do status de área livre de aftosa com vacinação, em maio de 2008, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Depois, veio o reconhecimento da União Européia, em 30 de junho, e agora, recebemos a notícia da primeira propriedade paranaense auditada pelo Mapa/Seab a exportar carne para a Europa”, ressaltou o diretor do Defis.

Para Silmar Buer, essas conquistas reafirmam a qualidade do serviço de defesa agropecuária do Paraná que - com uma parceira com a superintendência do Ministério da Agricultura e entidades privadas como sociedades rurais, sindicatos, cooperativas e associações - trabalham pelo fortalecimento da qualidade e da sanidade do rebanho paranaense.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto