Procon dá dicas para compras de Natal


  

O movimento no comércio nesta época do ano aumenta substancialmente e com a pressa para comprar os presentes, muitos esquecem de realizar pesquisas e reivindicar os direitos em relação aos produtos.

Para evitar gastos que comprometam o orçamento e realizar bons negócios, o Procon de Paranavaí lembra que é importante realizar pesquisas de preços, já que existe grande diferença de valores entre as lojas.

Um dos alertas do órgão de defesa ao consumidor é sobre as formas de pagamento. Juliana Camila Estrela, coordenadora do procon explica que se o consumidor optar pelo cartão de crédito, o pagamento equivale ao preço à vista, não existindo valor mínimo para a compra, nem acréscimo. Para pagamento à vista, a dica é pedir desconto. “O consumidor também não pode esquecer de verificar a veracidade das ofertas e promoções de financiamento sem juros”, orienta a coordenadora.

Já se a opção for pelo crediário, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que a loja deve fornecer todas as informações de forma clara como o número de parcelas, percentuais mensais, anuais e juros, acréscimo por atraso e outros encargos, além de informar o valor à vista e o valor total do bem financiado, bem como o nome da empresa responsável pelo financiamento.

Caso o pagamento seja feito com cheque, é importante que seja emitido nominalmente à loja. Se optar por pré-datados, o comprador deve anotar no verso a data em que pode ser descontado, sendo que a mesma data deve constar na nota fiscal. “O consumidor que quiser, pode antecipar o pagamento da dívida, tendo direito ao abatimento proporcional dos juros e demais acréscimos”, esclarece Juliana.

Outra dica importante do Procon é que independentemente da modalidade de pagamento, o consumidor não deve esquecer de exigir a nota fiscal, com o valor correto e especificado. “Esse documento é necessário para a garantia ou para recorrer aos órgãos de defesa do consumidor”, destaca a coordenadora do Procon.
Dicas

Ao adquirir eletroeletrônicos é importante solicitar no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Informações quanto ao gasto de energia são recomendadas bem como a voltagem do produto (110 ou 220 v).

Para a compra de cestas de Natal a orientação é que o consumidor verifique a data de validade dos alimentos, número de itens, qualidade e tipos de produtos.

A aquisição de brinquedos requer atenção redobrada. Observe a faixa etária para a qual o brinquedo é destinado. Leia atentamente as instruções de uso e recomendações existentes nas embalagens. Dê preferência aos que têm selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Para quem quer decorar a casa sem qualquer dor de cabeça, preste atenção antes de comprar os enfeites de Natal, como os tradicionais pisca-piscas. O material deste enfeite pode ser ferroso, o que pode provocar superaquecimento e conseqüentemente curtos-circuitos ou incêndios. Teste sempre antes de comprar e na hora de ligar evite o uso de benjamins.

Internet
A cada ano cresce o número de brasileiros que compram pela internet. Neste tipo de compra, é importante verificar o valor das despesas com frete e taxas adicionais. Ao “navegar” por sites desconhecidos, certifique-se de que os responsáveis pela página e as mercadorias oferecidas sejam confiáveis.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Ao receber a mercadoria, verifique se tudo está de acordo. Se houver alguma irregularidade, o produto deve ser devolvido.

Prazos
O Consumidor tem 30 dias de prazo para reclamar dos problemas aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis, como alimentos ou artigos de perfumaria. Já para os bens duráveis, como eletrodomésticos e móveis, o prazo é de 90 dias.

Serviço: Em casos de dúvida, ou qualquer irregularidade, procure o Procon que atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h na rua Minas Gerais, nº 369, no centro de Paranavaí.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto