Provopar faz parceria com Secretaria do Emprego para cadastramento de artesãos


  

A parceria firmada com a Secretaria do Emprego, Trabalho e Promoção Social vai permitir ao Provopar Ação Social o cadastramento dos artesãos e associações que representam a categoria em todos municípios paranaenses, para a formação de um banco de dados, que servirá de base para futuros projetos e programas voltados ao desenvolvimento do artesanato e da arte popular no Estado.

O coordenador do programa Arte Nossa, que representa o setor de artesanato do Provopar, Iramar Diório Hermógenes, pretende realizar uma série de reuniões nas regionais da Secretaria do Emprego, com o objetivo de “expor aos artesãos os programas mantidos pelo Provopar e falar da importância da iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em cadastrar os artesãos e artistas populares brasileiros, como forma de conhecer a nossa realidade e, em cima dela, montar projetos, programas e plano de atuação”, disse.

Iramar revelou ainda que as reuniões no interior do Estado visam “restabelecer contato com os nossos artesãos, para que eles participem das feiras, cursos e oficinas promovidos pelo Provopar”. Ele lembrou que, em julho, o Provopar estará levando para a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenneart) em Olinda peças dos principais artesãos paranaenses. No ano passado, a feira, que é realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, atraiu mais de 160 mil visitantes, que proporcionaram negócios na ordem de R$ 16 milhões.

A primeira etapa de reuniões com artesãos do interior teve início na última terça-feira (17) em Maringá. Nesta quarta-feira (18), Iramar se reúne com artesãos de Cianorte e, na quinta-feira (19) em Paranavaí. “Na semana que vem vamos nos reunir com os artesãos de Ponta Grossa, na sede da Secretaria do Emprego, Trabalho e Promoção Social. O nosso plano é visitar todas as regionais”, comentou.

Segundo ele, o Provopar já cadastrou mais de mil artesãos e 35 associações. “A nossa meta é fechar o ano com 2 mil artesãos e 100 associações cadastradas. Mas pretendemos dobrar esses números até o final do cadastramento em 2009. Queremos saber quantos são e onde estão os artesãos paranaenses. Sem esses dados é praticamente impossível montar projetos”, acrescentou.

Os artesãos cadastrados vão receber uma carteira de identificação estadual – futuramente uma nacional, para evitar que sua produção tenha problemas com a fiscalização toda vez que estiver em trânsito ou mesmo exposto. Os artesãos e as associações interessadas em participar do cadastramento podem requerer o formulário na Coordenação de Artesanato do Provopar, na rua Kellers, 63, no Largo da Ordem. Maiores informações pelo fone (41) 33235242.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto