Segundo sábado de expediente integral apresenta aumento de 35% nas vendas


  

Em setembro, o comércio de Paranavaí teve sua primeira experiência de expediente integral em dois sábados.

os dias 08 e 15, o comércio funcionou das 9h às 17h. Normalmente, as lojas abriam apenas uma vez por mês em duplo período e no restante dos sábados, funcionavam das 8h às 13h. A diferença de apenas 3h a mais por mês trouxe resultados positivos para os lojistas.

De acordo com os dados do Departamento de Proteção de Crédito da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), o primeiro sábado do mês de setembro não teve alterações expressivas em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, as três horas a mais no segundo sábado do mês ocasionou um aumento de 35,1% nas consultas realizadas ao sistema, principal indicador para medir o aquecimento nas vendas da cidade.

O resultado positivo nas vendas do segundo sábado reforça a posição dos empresários que desde o início da discussão sobre o tema defendiam a necessidade de expansão no horário de atendimento. A preocupação principal desses empresários era a perda de clientes para outros centros de médio porte, como Maringá, Cianorte, Umuarama e Londrina. Mesmo, com esses centros comerciais mantendo suas lojas abertas nestes finais de semana, não houve diminuição nas vendas em Paranavaí.

A abertura do comércio em mais um sábado trouxe também diversificação nas vendas. Tradicionalmente, o setor de calçados chega a concentrar 70% ou mais do número consultas ao SCPC. No dia 15, de acordo com o Departamento de Proteção ao Crédito da Aciap, das 15 empresas que mais venderam, 40% são do setor de calçados e 33% do setor de confecções. Outros setores são responsáveis por 6,6% cada: concessionárias de veículos, móveis e eletrodomésticos, óticas e relojoarias e bicicletas. Não são contabilizadas as vendas com cartão de crédito.

Fonte: ACIAP






Design by Gustavo Picoloto