Alunos da rede municipal avançam de nível na Provinha Brasil


  

Os alunos da rede municipal de ensino de Paranavaí tiveram um avanço no nível de alfabetização. Isso é o que demonstra o resultado da primeira etapa da Provinha Brasil, aplicado no mês de abril, e divulgado recentemente. A etapa envolveu 1.025 alunos das 19 escolas da rede municipal que foram acompanhados por 45 aplicadores treinados para este fim.

Veja também: Meta é proporcionar educação igualitária a todos, diz secretária

A avaliação é uma iniciativa do Governo Federal que visa diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras
A avaliação é uma iniciativa do Governo Federal que visa diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras

A avaliação é uma iniciativa do Governo Federal que visa diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras e que acontece em duas etapas: uma no início e a outra ao término do ano letivo. Isso permite aos professores a realização de um diagnóstico mais preciso com relação à aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

“Na primeira etapa de 2009 Paranavaí alcançou o nível 3. Na mesma etapa em 2010 tivemos um crescimento para o nível 4. Isso é considerado muito bom, já que o nível 5 seria considerado o resultado máximo. No nível 4, os alunos são capazes de ler textos de oito a dez linhas, na ordem direta, de estrutura sintática simples e de vocabulário explorado comumente na escola. Nesses textos, podem localizar informação, realizar algumas interferências e compreender qual é o assunto”, explica a secretária de Educação, Cida Gonçalves.

“O resultado da avaliação demonstra uma melhoria na alfabetização dos nossos alunos, um avanço significativo na educação no nosso município e o bom empenho dos nossos professores”, comenta Cida, que já está otimista quanto ao resultado da avaliação que será realizada no final do ano letivo. “Em abril, ainda não tivemos tempo suficiente para trabalhar com esses alunos, diferente de novembro. Por isso, a nossa expectativa é que alcancemos um resultado ainda melhor no final deste ano”, ressalta.

Segundo Cida, o resultado da primeira etapa é reflexo de alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria como, por exemplo, o trabalho intensificado de capacitação dos alfabetizadores, com discussões de novas técnicas de ensino e outros temas.

“Essa primeira etapa é muito importante para que o município trace um diagnóstico do nível educacional das crianças e para que possa identificar as dificuldades dos alunos e repensar a ação pedagógica, garantindo, assim, o sucesso na alfabetização”, afirma Sônia Brum, responsável pelo Departamento de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto