Capacitação gera oportunidades de emprego


  

Unha bem feita, piercing, batom. Mesmo trabalhando na linha de produção da Beckhauser - empresa de troncos e balanças - a soldadora Luciene Rodrigues de Souza não deixa a vaidade de lado. Ela é uma das milhares de brasileiras que trabalham em áreas tradicionalmente ocupadas pelos homens e mostram que o sexo feminino pode desempenhar tarefas com a mesma competência do sexo masculino.

A vontade de trabalhar como soldadora surgiu após acompanhar o trabalho do irmão como soldador. Depois de procurar um curso do Senai (Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial) e freqüentar as aulas por dois meses, o sonho de Luciene se tornou realidade. Ela lembra que quando chegou para a primeira aula se deparou com uma sala repleta de homens. Cenário semelhante ao trabalho atual.

Luciene conta que gosta muito do que faz. “É uma ótima experiência. Estou gostando bastante. As mulheres têm capacidade tanto quanto os homens”, destaca. Moradora de Graciosa, quando chega em casa, ainda arruma tempo para freqüentar as aulas do ensino médio. “Pretendo fazer uma faculdade”.

Na linha de produção, a soldadora conta que já fez muitos amigos e recebe apoio dos colegas de trabalho. Quem comprova é Aparecido Lima de Melo, que trabalha há 11 anos na empresa. “Ela colocou mais ordem e também pega no pé do pessoal quanto a limpeza”, diz. Sobre o desempenho da colega, só elogios: “Ela pegou o ritmo de trabalho bem rápido”.

Mais antiga que Luciene na empresa, está a responsável pelo almoxarifado Maria Adélcia Túlio. Há 22 anos no mesmo local de trabalho, ela monta kits contendo parafusos entre outras pequenas peças. “No começo eu não sabia o que era uma porca, um parafuso. Senti um pouquinho de resistência, mas dei conta do trabalho.”, ressalta. Do tipo “mãezona”, ela conta que sempre dá conselhos aos colegas de trabalho formados essencialmente por homens. Durante todo este tempo criou muitos vínculos na empresa. “Adoro o que faço. Tenho muito orgulho”, conta. Maria Adélcia é apontada pelos colegas como alguém muito organizada.

Wilson Zagolim, gerente de produção da Bechauser informa que a empresa pretende ampliar o número de mulheres no quadro de funcionários. “A mulher cuida muito bem do trabalho e é bastante focada”. Zagolim relata que até para encontrar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para mulheres é difícil. “A bota número 34 da Luciene veio de Curitiba e a luva nós não encontramos. É tamanho único”, completou.

Cursos

Muitos dos funcionários das indústrias e empresas paranavaienses fizeram cursos técnicos e de qualificação profissional do Senai (Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial). Nesta quinta-feira, o Senai inaugura a área para os cursos de metalmecânica na futura sede do Sesi/Senai, viabilizada numa parceria com a Prefeitura do município. Cursos de soldador, torneiro mecânico e básico de mecânica industrial já estão sendo feitos no local. O Serviço de Aprendizagem ainda possui cursos nas seguintes áreas: elétrica, automotiva, confecção, eletroeletrônica e segurança do trabalho.

Maria Carolina Fortes, coordenadora pedagógica do Senai, conta que novos cursos serão oferecidos na cidade contemplando à manipulação de bebidas e alimentos, construção e gestão industrial. A coordenadora informa que os cursos de aprendizagem ministrados em parceria com instituições da cidade, dentre as quais, a Prefeitura.

O prefeito Mauricio Yamakawa destaca a importância do Senai para a qualificação da mão de obra. “A economia de Paranavaí está vivendo uma ótima fase. O mercado está aquecido e novas empresas estão se instalando. É importante ter mão-de-obra qualificada para atender às necessidades e melhorar a renda dos trabalhadores”, exemplifica. Ele informa ainda que toda a política de fomento econômico da cidade visa a geração de pleno emprego e, por conseqüência, novas oportunidades e renda.

Serviço: Os interessados em participar de um dos cursos do Senai devem obter mais informações pelo telefone (44) 3424-6221 ou passar no local, que fica na rotatória do Jardim São Jorge.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto