Escola Cecília Meireles se destaca na prevenção de doenças da boca


  

A Escola Municipal Cecília Meireles se destacou neste ano de 2007 na prevenção à cárie e outras doenças da boca.

A escola conseguiu um índice de 12% de incidência de placa bacteriana nos seus alunos e ganhou o concurso do Programa Educando Sorrisos. Um avanço sem precedentes se levarmos em conta que no ano de 2004 esse índice chegava a 50% na média das escolas.

Pelo trabalho a Cecília Meireles levou um televisor de 29 polegadas. O anúncio das vencedoras foi nesta segunda-feira no Teatro Municipal Doutor Altino Costa. Também foram homenageadas as escolas Elza Caselli, que obteve 13% e a Escola Rotary Arenito, com 18%. O objetivo para o ano que vem é continuar reduzindo, informa a odontóloga Kátia Toyokawa Sperandio, coordenadora do Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.

O investimento na prevenção é infinitamente inferior e muito mais gratificante, atesta a dentista. Ela cita como exemplo de prevenção o trabalho da Clínica do Bebê, que atende crianças de seis meses a seis anos. No ano de 2004 a clínica fez 17 atendimentos. Já em 2006 esse índice saltou para 29 mil procedimentos. Não houve grandes investimentos, mas a reorganização da rede, informa Kátia. Com esse cuidado, 75% das crianças que frequentam a Clínica do Bebê têm um índice zero de cárie.

No ano que vem a coordenação continuará buscando metas audaciosas. Uma dessas metas é criar um prêmio para os centros de educação infantil (evolução das creches) para que possam ser estimulados e buscar números que ressaltem ainda mais a eficiência. Também está definido que haverá nova fase do educando Sorrisos para as escolas de 1ª a 4ª séries.

Para preservar a saúde bucal das crianças, o Poder Público atua em diversas frentes. Uma delas é a aplicação de flúor, em parceria com o Governo do estado. Outra frente fundamental é o Educando Sorrisos, ao lado do trabalho curativo, quando é constatada qualquer doença da boca em alunos da rede pública municipal. O televisor entregue para a escola vencedora foi doado pelo 6º EPATRESPO, evento de odontologia realizado em Paranavaí no Mês de julho e que atraiu profissionais de todo o Paraná. A promoção foi da Prefeitura, em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia e Associação de Secretários Municipais de Saúde do Estado.

Ao receber o prêmio pela Escola Cecília Meireles, a diretora Rosângela Cassorillo agradeceu. Ela disse que o prêmio é um estímulo para crianças e profissionais da educação. Também parabenizou os profissionais da Odontologia, citando dois casos em que estudantes quebraram os dentes brincando e tiveram o pronto atendimento para o reestabelecimento da saúde bucal. “Vocês estão todos de parabéns”, sintetizou. O concurso envolve a todos os estudantes da rede municipal, hoje mais de 8 mil estudantes.

A enfermeira Maria Antônia Costa representou o SESC – Serviço Social do Comércio – e a FAFIPA – Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí. Ela avalia que a promoção é um estímulo para a adoção de boas práticas de saúde. Maria Antônia aproveitou para convidar a população para a Mostra de Saúde Bucal, programada para o daí 6 de dezembro, pela manhã e à tarde, na sede do SESC. Haverá esquete teatral, musicalização, palestras educativas, oficinas, escovódromo e distribuição de escovas. O agendamento para visitas deve ser feito pelo telefone 3423-3132.

A prevenção como política de saúde foi destacada pela secretária Dóris Cerqueira. Ela agradeceu a participação de todos que garantiram o êxito do programa. Agradecimento também foi o centro da fala do secretário de Educação, Pedro Baraldi. Ele reiterou o papel da educação como formadora de cidadãos na sua amplitude, o que inclui noções de saúde, qualidade de vida e possibilidade de formação que permita aos estudantes sonhar com um futuro de conquistas.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto