Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas, em Paranavaí, forma alunos campeões no atletismo


  

Das salas de aula do Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas, em Paranavaí, não saem apenas bons alunos. Campeões mundiais, brasileiros e sul-americanos também estudam ou já passaram pela escola. Localizado no Jardim Morumbi, o colégio é um dos destaques da região na revelação de atletas.

Além do forte envolvimento com o atletismo – a escola fica próxima a um complexo esportivo e perto do campus da Universidade Estadual do Paraná (campus Paranavaí - Unespar/Fafipa) – o colégio também se destaca em outros projetos pedagógicos.

Neste mês de outubro, o Colégio Flauzina Viegas foi um dos três premiados do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí dentro do projeto “Prêmio Gestão CAF” por ter uma gestão financeira exemplar. O colégio ficou na segunda posição e ganhou R$ 2 mil em cota extra do Fundo Rotativo. “Os recursos bem aplicados beneficiam a escola e principalmente os nossos alunos, que são o foco principal”, explicou a diretora Elvira Bankhardt Buniotti.

A escola também montou um painel com todas as ações que podem ser desenvolvidas dentro do programa “Minha Escola tem Ação – META”, criado pela Secretaria de Estado da Educação para fortalecer a gestão escolar. Os projetos desenvolvidos pela escola foram conhecidos pela secretária Ana Seres, que esteve no colégio em 21 de outubro em razão da premiação do Gestão CAF.

“As visitas técnicas são importantes para conhecermos a realidade das escolas e fico muito feliz de ver aqui em Paranavaí alunos campeões”, disse a secretária Ana Seres. A diretora Elvira explica que os alunos que se destacam nas aulas de Educação Física são encaminhados para treinar na Unespar/Fafipa.

Campeões – “Os alunos treinam no contraturno. A aluna Tamires Santana foi campeã mundial de lançamento de dardo e foi para a Europa. Hoje, ela está no 2º ano aqui no colégio. Também temos o William Dereste, que faz parte da seleção brasileira de lançamento de dardo e vai representar a escola e o Brasil no Paraguai, no campeonato sul-americano”, explicou a diretora.

Faz cinco anos que os alunos do colégio se destacam em várias modalidades do atletismo, como corrida e salto com vara. Diversos ex-alunos também foram campeões.

Tecnologia – O Colégio Flauzina Dias Viegas também participa do Projeto Conectados, que faz parte da ação 6 do Minha Escola Tem Ação (META). A escola recebeu kits com tablets, cartões de memória e roteadores. Com os equipamentos os alunos e professores poderão acessar a internet para pesquisas de qualquer ponto da escola, não apenas no laboratório de informática.

Boa Gestão – O Prêmio Gestão CAF foi desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O objetivo é divulgar as boas gestões e práticas desenvolvidas pelas escolas estaduais. Já foram premiadas escolas dos Núcleos Regionais de Umuarama, Paranavaí e Maringá. Ainda em 2015 o projeto vai premiar escolas dos Núcleos de Ivaiporã e União da Vitória.

A premiação também leva em conta aspectos pedagógicos. Para ser premiada, a escola não pode ter queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A unidade deve mostrar uma evolução, atingir ou superar o índice nacional.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto