Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Paranavaí, esteve participando do X EPEA


  

A cada ano que passa o Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA- fica melhor. Este ano, em sua décima edição, que aconteceu entre os dia 26 e 28 de outubro, não poderia ser diferente. O encontro contou com palestras empolgantes, palestrantes entusiastas, que nos trouxe um pouco de esperança e uma luz no final do túnel, na área da Educação Ambiental. "Vamos mostrar de que lado estamos", disse Michelle Sato, na abertura do evento. No primeiro dia, ainda aconteceu uma mesa-redonda com o tema: "Contextos e desafios da pesquisa em Educação Ambiental nos programas de Pós-graduação", mediador: Prof. Dr. Antônio Fernando Guerra(UNIVALI-SC), palestrantes:- Prof. Dr. Dimas Floriani (UFPR-PR); Prof. Dr. José Eduardo dos Santos (UFSCAR-SP); Prof. Dr. Luiz Marcelo de Carvalho (UNESP-SP).

O evento tinha em sua maioria jovens, o que deixou os jovens do CJ-Paraná muito entusiasmados ao falar dos desafios dos CJ’s e do movimento da juventude ambientalista como um todo. No dia 27 de outubro, o CJ-PR fez uma exposição dos livros publicados pelos Ministérios de Meio Ambiente e Educação, MMA e MEC, respectivamente, sobre Juventude e Meio Ambiente e foi passada também uma lista de interessados em estar articulando um movimento jovem em sua cidade. Revezaram-se nessa função os membros do CJ-Curitiba, Marcelo Limont e CJ-Paranavaí, Alex Tutty, conseguindo estabelecer muitos contatos, o qual posteriormente estarão explicando um pouco mais sobre esse movimento Jovem que tem um corpo nacional e o estadual, em que pé está na atualidade.

Estando como facilitadores dessa lista (Aléx e Marcelo), o objetivo será articular com os jovens do encontro para formar CJ’s locais no estado paranaense. Foi articulado também contatos com outras organizações como Linha Ecológica, Rotary, Coletivos Educadores, entre tantas outras.

Ainda nesse dia, teve a palestra "Educação ambiental na sociedade de risco", palestrante: Prof. Dr.Joviles Trevisol (UNOESC-SC) e Mesa Redonda: "Compartilhando experiências: pesquisa, educação ambiental e soluções sustentáveis" mediador: João Carlos Fernandes (Educador Ambiental-PR), palestrantes:

Dr. Moacir Roberto Darolt (IAPAR-PR); Especialista Sueli Naomi Ota – (SPVS/PR); Jornalista Teresa Urban (Consultora Ambiental-PR); Prof. PhD. Eloy Fassi Casagrande Jr.(UTFPR-PR) de manhã e à tarde apresentação oral dos trabalhos e atividades culturais.

No dia 28 de outubro, Marcos Sorrentino, Diretor de Educação Ambiental do MMA, esteve ministrando a palestra com o tema: "Panorama das Políticas Públicas em Educação Ambiental no Brasil" e em uma das falas ele disse que o ideal seria formar 1 milhão de educadores ambientais, através dos Coletivos Educadores, o que seria muito interessante se alcançássemos esses números. Ainda, para finalizar, teve a mesa-redonda sobre Agenda 21 Local e sobre a Rede de Agendas 21 do Sul Brasileiro, com Iracema representante da Rede territorial.

O próximo EPEA, ficou definido para ser em Londrina e estar ocorrendo antes das eleições municipais, para o evento não servir de palco para políticos se elegerem, participei da reunião da comissão com representantes de Jacarezinho, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Curitiba, para estarem elegendo a próxima cidade e o representante de Londrina, se candidatou sozinho, não ouve outras candidaturas e todos apoiaram. As pessoas que decidiram colocar sua cidade como candidata o ano que vem, estarão se comunicando diretamente com a Comissão Permanente do EPEA, para estarem aprendendo como organizar o evento, entre tantos documentos que a burocracia exige e então Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Paranavaí, estarão entrando nessa lista. Aléx Tutty, como Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Paranavaí, estará participando, sendo o representante de Paranavaí e já começando a fazer articulação para que a Juventude tenha um espaço maior nos próximos EPEAs.

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Paranavaí, agradece o patrocínio de Terra Celular e Unimake Soluções Corporativas, sem o qual não teria sido possível a participação do CJ e o apoio da CATEJ – Câmara Técnica Jovem, abrindo muitas portas para que busquemos cada vez mais a igualdade social, melhoria da qualidade de vida, através de um ambiente equilibrado.






Design by Gustavo Picoloto